Universidade do Estado do Amapá realiza ciclo de palestras para debater sobre literatura amapaense
9° Ciclo de Palestras de Escritores da Literatura do Amapá acontece nos dias 4 e 5 de setembro, focando em escritores históricos e a literatura de ficção amazônica.

Histórias contadas por autores do estado serão o foco do 9° Ciclo de Palestras de Escritores da Literatura do Amapá, que vai ocorrer nos dias 4 e 5 de setembro, no Auditório do Campus I da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O evento tem como objetivo discutir e também divulgar para o grande público o trabalho de escritores locais.

Entre as obras que serão debatidas ao longo do evento, estão a literatura de dois autores: o escritor e promotor de justiça Mauro Guilherme e o acadêmico e escritor, Fernando, falecidos nos anos de 2021 e 2024, respectivamente. Os literatos terão uma mesa redonda dedicada apenas a eles, com a participação de outros escritores e professores.
A outra mesa redonda do evento terá como tema “O Insólito Ficcional na Literatura Amapaense”, onde diferentes palestrantes, também acadêmicos e escritores, discutirão sobre a literatura de ficção realizada no Amapá, trazendo um panorama sobre os autores dessa vertente, que trazem muitos elementos de histórias de povos tradicionais da região.
“Pensar a temática do insólito abre espaço para dar visibilidade a autores que abordam o fantástico, o estranho, o maravilhoso, aspectos da narrativa e gêneros que evocam os segredos e o imaginário tucuju. Além disso, ao homenagear autores que marcaram nosso Estado, como Fernando Canto e Mauro Guilherme, celebramos o legado e a memória que esses escritores deixaram para nossa cultura”, explicou a professora do colegiado de Letras e membro da comissão organizadora do evento, Lara Urtig.
O evento é aberto tanto para os estudantes da universidade quanto para a comunidade externa, e fornecerá um certificado de participação de 5 horas. Para isso, os interessados devem realizar sua inscrição em formulário disponibilizado na internet.
9° Ciclo de Palestras de Escritores da Literatura do Amapá
O evento é fruto de uma Unidade Curricular de Extensão (Ucex), aprovada pela Pró-reitoria de Extensão (Proext) da Ueap. As “Ucex” são atividades de Extensão que estão integradas ao currículo dos estudantes, que nesse caso se refere aos estudantes do curso de Letras da Ueap. A ação ainda prevê um outro ciclo de palestras, que deve ocorrer no mês de dezembro.
Confira a programação completa:
- Quinta-feira, 4 de setembro
- 14h - Credenciamento;
- 14h – Exibição do curta “Rasga” – Direção: Elielson Júnior;
- 15h – Mesa-redonda "Onde o rio sussura segredos: o insólito no imaginário literário amapaense". Palestrantes: Bruno Sérvulo, Gabriel Yared, Luciano Duarte e Yueh Fernandes. Mediação: Lara Utzig;
- 17h – Perguntas e respostas;
- 18h – Coquetel de encerramento.
- Sexta-feira, 5 de setembro
- 8h - Credenciamento;
- 8h – Homenagem com acadêmicos das turmas da Profª Jennifer Yara;
- 9h – Mesa-redonda "Águas bentas que banham o destino das pedras: a literatura de Fernando Canto e Mauro Guilherme". Palestrantes: Alana Miranda, Elane Viana, Manoel Azevedo e Marlene Lima. Mediação: Jennifer Yara;
- 11h – Perguntas e respostas;
- 11h30 – Apresentação cultural do grupo Flor Pequena com Augusto Oliveira;
- 12h – Coquetel de encerramento.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!