Profissionais do GTA e Samu do Amapá participam de treinamento prático para transporte aeromédico de pacientes críticos
Capacitação realizada em Macapá simulou situações reais de embarque e estabilização de pacientes em estado grave.

Médicos, enfermeiros e operadores que atuam no serviço aeromédico, um trabalho integrado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Grupo Tático Aéreo (GTA) participaram, nesta segunda-feira, 18, de um treinamento prático sobre transporte de pacientes críticos.
A capacitação ocorreu na base operacional do GTA, em Macapá, com simulações de embarque e desembarque de pacientes, uso de maca a vácuo, checklist de equipamentos, monitoramento multiparamétrico e procedimentos de estabilização durante o voo.
A atividade foi ministrada pela enfermeira do Samu, Lidiana Santos, especialista em urgência, emergência e enfermagem aeroespacial. O momento prático foi essencial para preparar as equipes para ocorrências de alta complexidade.

“O transporte aeromédico exige preparo técnico, trabalho em equipe e protocolos bem definidos. O momento prático é fundamental para que os profissionais possam aplicar, em ambiente simulado, as condutas que garantem a segurança do paciente e da tripulação”, destacou a facilitadora.
Entre os participantes, estava a médica do Samu e do Hospital Universitário (HU), Camila Cunha, que ressaltou a importância da atualização constante para quem atua em diferentes cenários de urgência.

“É muito gratificante poder participar desse tipo de treinamento. A gente se sente mais preparado para enfrentar qualquer ocorrência, em qualquer tipo de gravidade. Isso nos deixa mais seguros para atuar no ambiente aéreo, terrestre ou pluvial. Todo tipo de atualização e de ensino é sempre muito bem-vindo”, afirmou a médica Camila, que atua no Samu há quase seis anos.

O treinamento também fortalece a parceria entre o GTA e o Samu no atendimento conjunto às ocorrências aeromédicas no Amapá. O capitão Bryan Fonseca, subcoordenador do GTA, explicou que a integração é fundamental para melhorar a resposta às populações em áreas de difícil acesso.

“É um trabalho integrado, então precisamos que todos tenham conhecimento de como funciona desde o acionamento, que entra via Ciodes, até a preparação da aeronave, equipamentos e medicações. Esse tipo de capacitação nos ajuda a aperfeiçoar o serviço que o Governo do Estado vem oferecendo, aproximando ainda mais o atendimento da população que vive em locais remotos”, disse Fonseca.
Segundo o subcoordenador, além do treinamento realizado nesta segunda-feira, outras capacitações conjuntas já ocorreram, como simulações de parto dentro da aeronave. A ideia é dar continuidade ao processo formativo.
“A tendência é cada vez melhorar o serviço que está sendo prestado. O atendimento aeromédico é feito em conjunto com o Samu, e essa integração tem fortalecido muito a nossa atuação”, concluiu o capitão.
A ação faz parte do cronograma de capacitações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que busca ampliar a segurança assistencial e garantir protocolos qualificados no atendimento a pacientes críticos em deslocamentos aéreos no Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!