Gestores hospitalares recebem treinamento para ampliar controle de custos
Ferramenta será usada para equilibrar gastos nas unidades hospitalares da rede estadual de saúde
Treinamento está sendo feito por técnicos do MS que lidam com economia na saúde
A gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS) está passando por otimização no Amapá. A partir de agora, os gestores das unidades hospitalares terão à disposição o Sistema ApuraSus, que ajuda no controle de gastos. Técnicos da rede estadual de saúde estão recebendo capacitação para operar o sistema.
O treinamento é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O sistema faz parte Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). Inicialmente, a ferramenta será instalada no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal), Hospital Estadual de Santana (HES) e no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap). Essas unidades já foram habilitadas e são consideradas aptas pelo MS, para o manuseio do sistema.
Para o secretário de saúde, Gastão Calandrini, a ferramenta será fundamental para equilibrar os gastos nas unidades. "Os gestores poderão identificar onde estão gastando mais e onde estão gastando menos. Isso é essencial para manter o equilíbrio de custos e, também, otimizar o recurso hospitalar", comentou.
O treinamento está sendo feito por técnicos do MS que lidam com economia na saúde. Segundo André Alcantara, economista responsável pela capacitação, o sistema foi desenvolvido para analisar com maior precisão o emprego dos recursos aplicados. "o sistema permite ao gestor analisar se o recurso é suficiente ou insuficiente, onde é preciso aumentar ou reduzir, sugerir melhorias e otimizar os gastos dos serviços", explicou.
A expectativa da Sesa é expandir a instalação do ApuraSus para as demais unidades e autarquias no âmbito da saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!