Governo realiza primeira caravana do ID Jovem no Amapá
Primeira ação itinerante ocorreu nesta quinta-feira, 20, no aniversário da Escola Nilton Balieiro, na zona oeste de Macapá.
Ainda foram atendidos cerca 55 jovens que não puderam ser inclusos no programa, por não estarem cadastrados ou com dados desatualizados no CadÚnico
O Governo do Amapá realizou a primeira Caravana ID Jovem com ações de consulta, cadastro e emissão do documento que dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos a jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, além de desconto de 50% ou gratuidade em transportes coletivos interestaduais.
Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), a ação itinerante ocorreu nesta quinta-feira, 20, no aniversário de 13 anos da Escola Estadual Nilton Balieiro, no bairro Marabaixo 3, zona oeste de Macapá, a convite da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da coordenação pedagógica da escola.
A titular da Sejuv, Joelma Santos, destacou que o governo do Estado pretende intensificar ações itinerantes como esta, para alcançar o maior número de jovens que se enquadram nos pré-requisitos do programa, aderido pelo Amapá no mês passado. “A partir do dia 8 de maio, nossas equipes irão percorrer todos os municípios do Estado. Queremos alcançar cerca de 30% da meta de 80 mil jovens. Somente em Macapá, há 35 mil jovens a serem contemplados”, adiantou.
A caravana integrou a programação da escola intitulada “Nilton Balieiro em Ação”, na qual, 82 pessoas com idade entre 15 e 29 anos, emitiram a sua identidade jovem. “A juventude da escola Nilton Balieiro e da comunidade nos recepcionou com muita alegria, por se tratar de um projeto inovador, pactuado entre o governo do Amapá e o governo federal. Vamos retornar à escola em um outro momento, para fazer um mutirão mais específico em horários intermitentes com entrada, intervalo, saída e ação itinerante fixa, a fim de disseminar a informação sobre este instrumento que garante o acesso, entre outras coisas, à cultura e mobilidade”, considerou Joelma Santos, mencionando, ainda, que nesta região, há cerca de três mil jovens que contemplam os critérios do ID Jovem.
A diretora-adjunta da Escola Nilton Balieiro, Tereza Cruz, relatou que o público escolar e os moradores ficaram muito interessados em conhecer e aderir ao programa. “A nona edição deste evento, em parceria com vários órgãos, proporcionou a estas pessoas o livre acesso a diversos serviços, entre cidadania, saúde e cultura. A adesão ao ID Jovem foi um dos serviços mais procurados, porque o jovem precisa desta referência, deste auxílio, de sentir a gestão próxima e em favor dele, para oportunizá-lo desfrutar de novos horizontes. Portanto, a Caravana ID Jovem veio somar grandiosamente conosco”, avaliou.
ID Jovem
O ID Jovem é um programa do governo federal lançado em dezembro de 2016, que o Amapá aderiu no dia 24 de março. Para ser beneficiado, além de obedecer ao critério de idade, o jovem deve possuir renda familiar de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único de Acesso a Programas Sociais (CadÚnico) que gera o Número de Identidade Social (NIS).
O jovem que não está incluso ou está com dados desatualizados no CadÚnico, deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A adesão é realizada via aplicativo para smartphone compatível com sistemas Android, IOS e Windows Phone ou por meio do endereço eletrônico www.caixa.gov.br.
Ao se cadastrar, o jovem tem acesso à sua identidade jovem, que pode ser impressa para apresentação, junto com documento oficial com foto, nos locais ou transportes. A Caixa Econômica Federal é quem gerencia o programa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!