Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Rede básica vai melhorar atenção à gestante

Essa será uma forma de assegurar a qualidade de assistência prestada no pré-natal, parto, nascimento e acompanhamento do bebê até os primeiros 24 meses de idade

Por Redação
15/06/2017 14h08

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerrou nesta quarta-feira, 14, a oficina de operacionalização do sistema de atendimento oferecido às gestantes, Sisprenatal Web. O objetivo é capacitar os profissionais enfermeiros, técnicos e digitadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 16 municípios do Estado do Amapá que trabalham no monitoramento da rede de atenção básica e secundária.

Foram dois dias de capacitação. Com isso, as UBSs passarão a incluir no sistema o cadastro de acompanhamento e monitoramento regular de gestantes de forma prática e rápida. Essa será uma forma de assegurar a qualidade de assistência prestada no pré-natal, parto, nascimento e acompanhamento do bebê até os primeiros 24 meses de idade.

Conforme a enfermeira Camila Vieira, a oficina vai facilitar a vida dos profissionais e das gestantes. "Antes era preciso aguardar para receber as informações que seriam inseridas no sistema. Com a capacitação poderemos concluir o trabalho em menos tempo", enfatiza.

O coordenador da oficina, enfermeiro Aldecy Serrão, lembra que para o manuseio do sistema, além do profissional ter que estar apto é necessário estar inserido no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). "Foi preciso desenvolvermos a capacitação durante dois dias, pois todos os profissionais têm que estar aptos a monitorar e desenvolver todos os serviços no sistema, além de estarem cadastrados", explica.

Sisprenatal Web

É o sistema de monitoramento e avaliação da atenção ao pré-natal prestada pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na unidade básica de saúde até o atendimento hospitalar de alto risco. Além disso, o sistema permitirá detectar, mediante os registros, os problemas de morbidade ou complicações que possam surgir com a mãe ou o bebê, durante esse acompanhamento.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!