Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Após investimentos, Hospital de Oiapoque realiza primeira cirurgia eletiva em 4 anos

O hospital contava com nove médicos, porém, com a contratação de mais especialistas, a unidade agora possui 13 médicos.

Por Redação
19/07/2017 17h19

O Governo do Amapá intensificou as providências para garantir que procedimentos cirúrgicos sejam prestados com eficiência no Hospital Estadual no município de Oiapoque. Com a chegada de mais médicos especialistas, houve a expansão dos serviços e realização da primeira cirurgia eletiva, o que contribui para desafogar a demanda enviada para as unidades da capital.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também tem trabalhado para evitar a falta de profissionais de saúde na unidade. Antes, o hospital contava com nove médicos, porém, com a contratação de mais especialistas, a unidade agora possui 13 médicos, sendo quatro clínicos gerais, três cirurgiões, três obstetras, um anestesista, um pediatra e um ortopedista, além dos nove enfermeiros e 39 técnicos em enfermagem, ampliando a capacidade da unidade.

O diretor clínico do hospital, Alexandre dos Anjos, elenca as recentes ações de grande impacto, dentre elas, a primeira cirurgia eletiva, que não era realiza de desde sua inauguração em 2013.

"Com a chegada do médico anestesista, foi realizada a primeira laparotomia diagnóstica, duas cirurgias de apendicite e a primeira cirurgia eletiva que foi uma colpoperineoplastia. Antes fazíamos apenas cirurgias de urgência e emergência. As eletivas eram encaminhadas para a capital", comenta Alexandre.

O hospital - que é referência no atendimento de saúde pública para a população que vive na fronteira com a Guiana Francesa - atende mensalmente, em média, 1.544 consultas médicas e 115 internações. Além do serviço de urgência e emergência, a unidade também é responsável pelo atendimento clínico, ambulatorial e cirurgias.

Atualmente, o hospital oferece cerca de 30 tipos de serviços, que variam dos mais simples, como vacina, curativos, suturas, aos mais complexos como cirurgias e partos. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 60 procedimentos, sendo 40 partos e 20 cirurgias, além de 206 atendimentos na área da ortopedia.

Na área de análises clínicas, 16 tipos de exames são ofertados aos usuários que também contam com exames de ultrassonografia e raio-X, e dispensa de medicamentos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!