Ação contra escalpelamento promove segurança, saúde e cidadania para ribeirinhos
Atividade aconteceu na comunidade de Ipixuna Grande, em Itaubal.
Após as consultas médicas, os pacientes já eram encaminhados à farmácia, para que recebessem gratuitamente o remédio cedido pela Secretaria de Estado de Saúde.
No dia Nacional de Combate ao Escalpelamento, 28 de agosto, uma grande ação do Governo do Amapá levou vários serviços à comunidade de Ipixuna Grande, em Itaubal. Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), a atividade foi realizada em parceria com a Associação das Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (AMRVEA) e Prefeitura Municipal de Itaubal.
Foi realizada proteção do eixo de motor de várias embarcações, atendimentos com médicos pediatras, clínico geral e mastologista, além de palestra educativa da Marinha do Brasil e da equipe da deputada Marília Góes, que tratou sobre a Lei de Prevenção ao Escalpelamento com uma campanha nas escolas ribeirinhas. Também foram emitidas primeira e segunda via de RG pela equipe do Super Fácil.
Após as consultas médicas, os pacientes já eram encaminhados à farmácia, para que recebessem gratuitamente o remédio cedido pela Secretaria de Estado de Saúde.
Para a representante da SEPM, Leila Viana, o momento é uma oportunidade valiosa para salvar vidas. "Neste dia nacional temos que trabalhar ainda com a prevenção e na área ribeirinha precisamos principalmente alertar nossas crianças, que são as maiores vítimas", disse Leila.
A presidente AMRVEA, Rosinete Serrão, disse que a intenção é zerar os casos de escalpelamento. "Infelizmente, em pleno 2017, mais uma criança foi vítima de escalpelamento. Precisamos erradicar isso dos nossos rios. Para isso contamos com a ajuda de ações como esta", disse a presidente.
No mês de setembro está prevista uma audiência pública na Assembléia Legislativa para tratar novamente sobre o caso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!