Diagnóstico de pesquisas no Vale do Araguari será divulgado em seminário
11 pesquisadores irão apresentar os resultados de seus trabalhos.
Onze pesquisadores que foram selecionados através de chamada pública irão apresentar seus trabalhos no Seminário de Divulgação dos Resultados de Pesquisas no Vale do Araguari. O evento do governo do Estado tem apoio da empresa Ferreira Gomes Energia (FGE), e acontecerá no dia 19 de setembro, no auditório do Museu Sacaca, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), a atividade faz parte do Programa de Fomento à Pesquisa no Vale do Araguari, que objetiva financiar a execução de projetos de pesquisa que impulsionem o desenvolvimento econômico da região sobre influência da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes, por meio de auxílio financeiro, assessoramento e monitoramento.
A programação será aberta ao público e os interessados deverão chegar com antecedência ao local do evento para a realização do credenciamento oficial. O evento contará com a participação de pesquisadores e acadêmicos de instituições de ensino e pesquisa, representantes das prefeituras de Ferreira Gomes e Porto Grande, técnicos do setor econômico do Estado, sociedade civil organizada e comunidade em geral.
Os projetos estão sendo desenvolvidos por pesquisadores vinculados às instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado. Dessas, quatro projetos são da Universidade Federal do Amapá (Unifap), três do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas da Amapá (Iepa), três da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AP) e um da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
O coordenador de projetos da Fapeap, Edilson Mendes Pereira, explica que os resultados dos projetos selecionados visam contribuir significativamente para desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, especificamente no Vale do Rio Araguari melhorando o nível de produtividade e diversificação no aproveitamento dos recursos naturais da região.
O valor global do financiamento para as pesquisas desenvolvidas é de R$ 500 mil, providos pela FGE como medida compensatória.
Confira a programação:
8h - Abertura
8h30 - Palestra Temática da Manhã
Tema: A dinâmica do manejo florestal, o aproveitamento e uso da madeira em áreas de hidrelétricas.
9h – Apresentações de Resultados
9h – 1º Tema: Aproveitamento Tecnológico do Açaí, Cupuaçu, Tucumã e Pupunha Proveniente da Região do Araguari. Drª Ediluci do Socorro Tostes Malcher (Iepa).
9h30 – 2º Tema: Diversidade Botânica na Confecção de Bijuterias e Joias Artesanais nos Municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, Amapá. Drª Maria Aparecida Corrêa dos Santos (Iepa)
10h – 3º Tema: Propagação in vitro de Manihot sp. Visando criar bancos de Germoplasma e Beneficiar pequenos Produtores de Mandioca na Região sobre Influência da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes, no Rio Araguari. Dr. Marcelo de Jesus Veiga Carim (Iepa)
10h30 – Intervalo (coffe break)
10h45 – 4º Tema: Desenvolvimento de Nano emulsões Contendo Óleos Vegetais da Amazônia. Dr. Caio Pinho Fernandes (Unifap)
11h15 – 5º Tema: Sistema de Manejo do Cipó-titica no assentamento ''PA NOVA CANAÃ - Bacia do Rio Araguari. Drª Ana Cláudia Lira Guedes (Embrapa).
11h45 – Encerramento manhã (considerações Finais)
12h – Almoço
14h30 – Palestra Temática da Tarde
Tema: O uso racional e os impactos ambientais na dinâmica da água e piscicultura em áreas de hidrelétrica.
15h – Apresentações de Resultados
15h – 6º Tema: Qualidade da Água do Rio Araguari (Ferreira Gomes-AP) através da Detecção de Vírus Entérico por Multiplicação Genômica. Dr. Júlio César Sá de Oliveira (Unifap)
15h30 – 7º Tema: Biodiversidade de Microalgas do Rio Araguari e sua Utilização como Bioindicadoras das Condições Ambientais, Físicas e Químicas na Represa Coaracy Nunes, Ferreira Gomes, Amapá, Brasil. Dra. Silvia Maria Matheus Faustino (Unifap)
16h – 8º Tema: Monitoramento da Atividade Pesqueira no Médio Rio Araguari.
Ms. Luiza Prestes de Souza (Ueap)
16h30 – Intervalo (coffe break)
17h – 9º Tema: Avaliação do Uso dos Resíduos Vegetais e de Pescado na Fabricação de Rações Experimentais para o Cultivo de Tambaqui no Estado do Amapá. Drª. Eliane Tie Oba Yoshioka (Embrapa)
17h30 – 10º Tema: Monitoramento e Avalição da Qualidade da Água e Aproveitamento dos Recursos Hídricos para Fins Econômicos. Ms. Fabiano Luis Belém (Unifap)
18h – 11º Tema: Indicadores Técnicos para o Manejo Sustentável da Bubalinocultura na Bacia do Araguari. Dra. Ana Elisa Alvim Dias Montagner (Embrapa).
18h30 – Encerramento Tarde (considerações finais).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!