Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

GEA vai pavimentar mais de 22 km de vias em Laranjal do Jari

Ordem de serviço do Plano de Mobilidade Urbana foi liberada pelo governador Waldez Góes, durante visita ao município neste sábado, 30.

Por Redação
30/09/2017 21h14

Os trabalhos de terraplanagem já começaram nas ruas do município

Pensando no bem-estar e no desenvolvimento de Laranjal do Jari, distante cerca de 260 km da capital do Amapá, o Governador do Estado, Waldez Góes, liberou neste sábado, 30, a ordem de serviço do Plano de Mobilidade Urbana da região. Serão mais de 22 km de ruas pavimentadas no município, com investimento de mais de R$ 24,6 milhões.

Deste total, cerca de 5 km serão feitos de forma direta pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). Os trabalhos, inclusive, iniciaram na quinta-feira, 28. A previsão é de que no mês de dezembro seja instalada a usina asfáltica no município. Até lá, o Estado através da Secretaria de Estado dos Transportes segue fazendo os serviços de terraplenagem.

Dentre as ruas inclusas na pavimentação asfáltica direta, estão cerca de 1.600 metros da rua Esplanada; 407 metros da Rua da Saudade; 798 da Rua da Usina; 140 metros da Rua do Ifap; 3.015 metros da Rua Independência; 660 metros da Rua Emílio Médici; 570 metros da Rua Rio Jari. Os demais 17,5 km de pavimentação serão feitos pela empresa contratada pelo Governo do Estado.

“Iniciamos com serviço de terraplenagem já em uma dessas frentes, e na próxima semana já inicia o serviço de drenagem, onde muitas ruas e avenidas terão de ser escavadas. A nossa expectativa é que com a chegada da usina, já estejamos em condições de fazer os primeiros seis ou sete quilômetros de asfaltamento”, explicou o secretário de Estado de Transportes, Jorge Amanajás, acrescentando que no período invernoso do próximo ano, de janeiro a junho, seguirão intensificados os serviços de drenagem, e com o cessar das chuvas, retomará o asfaltamento.

O governador Waldez Góes ressaltou que as obras causarão alguns transtornos inevitáveis para a população, principalmente nos momentos de escavação das vias. Para amenizar os efeitos, deve ser montada uma governança de acompanhamento dos serviços, com participação de entes do governo, do município e da comunidade, para prestar esclarecimentos e orientações acerca das ações executadas.

“O plano de mobilidade urbana vai transformar a vida de quem mora em Laranjal, vai gerar empregos, dentre outros benefícios. Mas inicialmente causarão transtornos. Para isso, as equipes de técnicos estarão afinadas, dialogando entre si e com a população. O resultado final valerá a pena, pois será feito com qualidade”, destacou Góes.

O prefeito do município, Márcio Serrão, externou sua satisfação com um anseio da população que agora se realizará. “95% das nossas ruas não são pavimentadas. No inverno o sofrimento é com lama, e no verão com a poeira. As ruas asfaltadas vão melhorar muito a qualidade de vida de nossos munícipes”, considerou Serrão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!