Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Barco Extensionista é entregue as comunidades ribeirinhas do Amapá

Durante os quatro dias de ação mais de 400 atendimentos deverão ser realizados, superando a expectativa inicial

Por Weverton Façanha
20/10/2017 09h35

A unidade fluvial com capacidade para 20 técnicos está vinculada aos escritórios locais de extensão rural que atuam na região do estuário amapaense, e deve funcionar como suporte logístico nas atividades da extensão rural.A unidade fluvial com capacidade para 20 técnicos está vinculada aos escritórios locais de extensão rural que atuam na região do estuário amapaense, e deve funcionar como suporte logístico nas atividades da extensão rural.

O Governo do Amapá entregou oficialmente na última quinta-feira, 19, o Barco Extensionista - escritório fluvial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) - na Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, no município de Mazagão. Para marcar a entrega foi realizada uma ação nos dias 18 e 19, voltada para os agricultores familiares da região. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Diversos serviços foram ofertados na ação, entre eles a emissão de Carteira de Identidade Rural, visitas técnicas a produtores em suas unidades de produção familiar para prestação de serviços de ATER; além de levantamento de campo para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); orientações a agricultores e extrativistas sobre o Pronaf e o Fundo de Desenvolvimento Rural (Frap) e orientações de acesso às políticas sociais.

A unidade fluvial com capacidade para 20 técnicos está vinculada aos escritórios locais de extensão rural que atuam na região do estuário amapaense, e deve funcionar como suporte logístico nas atividades da extensão rural.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Robério Nobre, os resultados da ação de governo foram além das expectativas. “Observamos uma grande adesão por parte das comunidades e esse é nosso objetivo: dar auxílio aos nossos produtores do setor primário. Esperamos que ocorra dessa maneira em todos os locais”, afirmou.

A agricultora Joana Brito, 32, destacou a satisfação em poder ter acesso aos serviços de assistência em sua própria comunidade. “Temos dificuldades em chagar até a sede de Mazagão ou mesmo em Macapá para buscar esses atendimentos e com esta atividade facilita muito para nós”, declarou.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Hélio Dantas, avaliou de forma positiva este primeiro momento das atividades. “Trabalhamos muito para que tudo ocorresse dentro do planejado e agora estamos acompanhando in loco o desenrolar das ações e certamente já temos um resultado satisfatório”, disse.

Nestes dois primeiros dias de ação mais de 200 atendimentos foram realizados e a partir desta sexta-feira, 20, a equipe do Barco Extensionista realizará os serviços nas comunidades do Rio Ariramba, ainda no município de Mazagão.

Com a aquisição da unidade fluvial as regiões ribeirinhas do Bailique, Itaubal, Santana, Macapá, Mazagão e Vitória do Jari, serão atendidas dentro de um cronograma que deve se estender até o ano que vem.      

A ação governamental articula diversos órgãos do Poder Executivo do Estado, incluindo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Instituto Estadual de Floresta (IEF), de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap) e Universidade Estadual do Amapá (Ueap); com apoio de sindicatos e associações das regiões ribeirinhas do Amapá, Incra e Embrapa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!