Solenidade de entrega de medalhas marca 50 anos do Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros celebra meio século de serviços prestados à sociedade amapaense.
Militares foram homenageados pela dedicação prestada ao Corpo de Bombeiros
Aconteceu nesta sexta-feira, 17, a solenidade de entrega de medalhas, promoção e nomeação de oficias e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP). O evento ocorreu no Estádio Olímpico Zerão e marcou os 50 anos da corporação, dos quais 25 anos são como instituição autônoma, emancipada de sua coirmã, a Polícia Militar do Amapá.
Durante a cerimônia, o governador do Amapá, Waldez Góes, acompanhando do comandante do CBMAP, coronel Wagner Coelho, e oficiais superiores, entregaram medalhas e certificados de Mérito do Cinquentenário para os militares mais antigos de cada posto e graduação, como forma de reconhecimento aos 50 anos de atividades prestadas no CBMAP.
Logo em seguida, foram entregues as medalhas de Destaque, aos comandantes, diretores e chefes das unidades bombeiro militar. Entre estes: a tropa representativa formada pelos efetivos da Banda de Música, dos 1º e 2º Grupamentos e Grupamento de Proteção e Combate a Incêndio florestal (GPCIF), de representação, composto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), pelo gabinete do comando, Centro de Atividades Técnicas (CAT), e 4º Grupamento Militar.
Promoção de praças e oficiais
Na ocasião, ocorreu ainda o ato de promoção de praças e oficiais. Ao todo, foram promovidos 129 militares, destes: 10 oficiais aos postos de coronel, tenente-coronel e capitão; 95 militares dos quadros combatente e especial, que estarão ascendendo na carreira para cabo, 1º tenente, 1º sargento, 2º sargento e 3º sargento. Também foram nomeados 22 aspirantes e 2 subtenentes. Para as promoções, foram respeitados os critérios de merecimento, antiguidade e mérito intelectual no curso de formação de sargentos.
O comandante do CBMAP, Wagner Coelho, fez uma avaliação positiva e de crescimento durante estes 50 anos. “Nossa corporação presta um serviço para população de excelência, e a cada dia vem se modernizando para enfrentar as adversidades que são impostas”.
Além das missões principais, o CBMAP oferece à comunidade programas de desenvolvimento e capacitação de crianças e jovens amapaenses, através de seus projetos sociais: “Bombeiro Cidadão”, “Bombeiro Mirim Músico” e “Nadadores do Amanhã”. "Temos a aprovação e reconhecimento da sociedade. Estamos muito felizes e garantimos que vamos melhorar a cada dia", afirmou o comandante-geral.
O chefe do Executivo, Waldez Góes, lembrou dos militares que já foram para a reserva e daqueles que ainda estão na ativa, mostrando todos os dias o comprometimento, a dedicação e o amor pela defesa e segurança no ato de salvar vidas. “Quantos sinistros estes homens e mulheres enfrentaram e venceram durante estes 50 anos. Garantindo a eficiência e sucesso da corporação e de quem depende dela. A atuação eficaz, diante dos problemas que são evitados no dia a dia mostra o nível de planejamento e eficiência desses militares”, enfatizou Góes.
O coronel Alexandre Veríssimo está no Corpo de Bombeiros desde o desmembramento da PM e foi um dos homenageados com a medalha Mérito Cinquentenário. Para ele, é uma honra participar tanto do resgate histórico como da homenagem dos 50 anos de corporação. “50 anos depois, olhamos e vemos que estamos numa grande corporação, composta por militares comprometidos, estamos orgulhosos em fazer parte desta belíssima história”, agradeceu Veríssimo.
Histórico
O marco dessa história tem início com a publicação do decreto nº 50, de 17 de novembro de 1967, que dispõe sobre a organização de um Corpo de Bombeiros pelo Governo do Território Federal do Amapá, sob a coordenação do então Major BM Lorival Benvenuto, especialmente enviado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para cumprir tal propósito.
Após 50 anos de trajetória forjada por lutas, conquistas e de excelências nos serviços prestados ao povo amapaense, o CBMAP possui, atualmente, 8 grupamentos de atuação, e se faz presente na capital e no interior do estado com unidades nos municípios de Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Oiapoque, Macapá e Santana.
A capital é assistida pelo 1º Grupamento Bombeiro Militar, localizado na zona central, e 2º Grupamento, na zona norte, ambos atuando nas áreas do atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento. E ainda, pelas unidades de salvamento especializado como o Grupamento de Combate a Incêndio Florestal (GPCIF), localizado no bairro do Laguinho; e o 4º Grupamento, que atua nas atividades de busca e resgate na selva e salvamento aquático, situado no Distrito de Fazendinha.
O CBMAP conta ainda com prestação dos serviços de excelência de seus órgãos de apoio: Centro de Atividades Técnicas (CAT), responsável pelo planejamento e execução dos serviços técnicos da corporação; Centro de Saúde (CESAU), responsável por cuidar da saúde física e mental da tropa do CBMAP e de seus dependentes; e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), que carrega a missão de planejar, coordenar e fiscalizar as atividades de defesa civil no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!