GEA avança nas obras dos ramais contemplados pelo polo hortifrutigranjeiro da Fazendinha
A previsão de conclusão de ambas as etapas é para o fim do mês de fevereiro.
Nas vias que dão acesso ao Polo Hortifrutigranjeiro, a empresa HB20 Construções, executou 40% das obras de drenagem. A construção da base e sub-base do trecho de 5,51 quilômetros está adiantada, considerando que os trabalhos iniciaram na segunda quinzena de novembro de 2015. A previsão de conclusão de ambas as etapas é para o fim do mês de fevereiro.
Segundo o titular da Setrap, Jorge Amanajás, as próximas etapas da obra, como a terraplanagem, a preparação do pavimento para receber a capa asfáltica, sinalização e meio fio só ocorrerão a partir do término do período das chuvas.
“São serviços que precisam da preparação da terra e dos demais materiais utilizados no procedimento, que dificilmente podem ser feitos nessa época. Mas estamos adiantados; o contrato para a conclusão é de um ano e acredito que conseguiremos finalizar tudo bem antes”, frisou.
Após a finalização das obras no polo, o trabalho prossegue no Ramal do CD Rural, onde será pavimentado 1,49 quilômetro. No fim de 2015, a Setrap realizou a limpeza e manutenção do trecho, garantindo maior segurança no tráfego de veículos que se deslocam para o local.
Para o produtor rural José Nobre, que mora há 20 anos no polo, a obra vai contribuir para o escoamento da produção rural para outras partes da capital. “Eu planto hortaliças e sei o quanto é difícil pra gente sair com o produto daqui. Mas estou confiante com esse trabalho porque acho que as coisas vão melhorar”, comemorou.
Projeto
O projeto Igarapé Sustentável consiste na pavimentação dos dois pontos beneficiados, além da construção de duas fábricas para beneficiamento de polpas de frutas e camarão, uma unidade de produção de vegetais minimamente processados, trapiche para embarque e desembarque da comunidade, beneficiando diretamente os produtores da região.
Também está prevista a construção de um centro de atendimento a turistas e de um mercado de produtos agroextrativistas no Igarapé da Fortaleza, em Santana. Essas obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!