Desempenho de atletas na Copinha 2018 demonstra potencial do futebol amapaense
Atletas do São Paulo/AP chegaram à 2ª fase da competição, feito inédito para o futebol amapaense.
Jogadores e a comissão técnica do São Paulo/AP foram recebidos pelo governador Waldez Góes, no Palácio do Setentrião
O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu nesta quarta-feira, 17, no Palácio do setentrião, os 20 jogadores e a comissão técnica do São Paulo/AP, clube que representou o Estado na 49ª Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018, a Copinha, torneio de futebol masculino sub-20, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que, neste ano, acontece no período de 2 a 25 de janeiro. Os atletas do Tricolor da Zona Norte chegaram à 2ª fase da disputa, um fato inédito e que demonstra o potencial do futebol amapaense.
A seleção do elenco foi organizada pela Federação Amapaense de Futebol (FAF). O deputado federal e presidente da entidade, Roberto Góes, explicou que a participação na Copinha garante visibilidades aos jovens. “O torneio envolve mais de 120 equipes e é um verdadeiro celeiro de craques, com olheiros de todo país”, afirmou. A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) disponibilizou toda a estrutura do Estádio do Zerão para que o time pudesse se preparar para a Copinha 2018.
Roberto Góes destacou que, mesmo em cenário de crise econômica, o governo estadual vem investindo no esporte, especialmente em competições que envolvem o futebol, como os Jogos Escolares da Juventude, Campeonato Intermunicipal de Futebol Sub 17 e Copa das Arenas, que, no ano passado reuniram mais de 100 mil pessoas.
Durante o encontro, Waldez recebeu uma camisa do clube, autografada pela delegação. Góes parabenizou os atletas e frisou a importância da valorização do esporte. “O bom desempenho de vocês pode representar uma nova safra de grandes jogadores amapaenses”, frisou, acrescentando que incentivar a prática esportiva é um dos compromissos da gestão. Como exemplo, ele citou o programa Bolsa Atleta, que visa fomentar o esporte e impulsionar desportistas de modalidades individuais e coletivas no Estado.
Oportunidades
Para os jovens, a participação em um torneio a nível nacional trouxe a possibilidade de ampliar os conhecimentos sobre o esporte. Alguns atletas chegaram a receber propostas de integrar clubes de maior expressão. Um deles foi o jogador Ronald Kevin, 19 anos, que participou da competição pela primeira vez. “Foi uma experiência fantástica. Eu pude mostrar meu potencial e alguns times grandes demonstraram interesse em me contratar, vou estudar essas possibilidades porque quero continuar na carreira de jogador”, afirmou o jovem.
Para o atleta Dennys Silva, 19 anos, o bom desempenho da equipe é resultado da união entre o grupo. Para ele, participar da Copinha foi um motivo de orgulho. “Fazia anos que o Amapá não vencia jogos na competição, agora quebramos este tabu”, contou o jovem que joga como atacante e pretende seguir a carreira para ajudar a família.
“Esses garotos vêm treinando desde o ano passado e realizaram um feito histórico na Copinha 2018”, frisou o diretor-administrativo da FAF, Netto Góes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!