Amapá integra Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública
Sinesp facilita o acesso às informações policiais e judiciais de outros estados e melhora a elaboração de estatísticas.
O PPE já existe nas delegacias de Macapá e deve chegar aos outros 15 municípios até junho deste ano.
O Amapá já está integrado aos Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Com isso, ficou mais fácil a coleta de dados em Boletins de Ocorrência (B.O.) e demais procedimentos da polícia judiciária.
Além disso, a Polícia Civil do Amapá pode ter acesso rápido às informações policiais e judiciais de outros estados brasileiros, facilitando as investigações. “Bastam alguns clics no teclado do computador para saber se um cidadão tem problemas com a polícia ou com a justiça. Antes, esse procedimento era feito por telefone ou pela troca de e-mails com servidores de outros estados”, informou o chefe da Unidade de Informática da Polícia Civil, Harley Sousa.
O PPE já existe nas delegacias de Macapá e deve chegar aos outros 15 municípios até junho deste ano. Entre os dados de acesso estão consultas a mandados de prisão, inquéritos e processos. O sistema também dará mais agilidade a registros de ocorrências e vai melhorar a elaboração de estatísticas.
O Sinesp no Amapá foi resultado de um convênio entre o governo e o Ministério da Justiça sem custos para o Estado. A Polícia Civil está aguardando mais computadores que devem chegar nos próximos meses para prosseguir com a implantação do sistema. “No momento, os policiais estão passando por um treinamento para entender como funciona o acesso ao Sinesp. Vários deles já estão preparados”, confirmou Harley Sousa. Nos outros municípios o treinamento também começa em junho.
O Sinesp foi instituído pelo governo federal através da Lei nº 12.681, de 4 de julho de 2012. Ele surgiu da necessidade de padronizar a produção de estatísticas de segurança pública em nível nacional, uma vez que cada estado tem a sua metodologia de divulgação de dados. Com esta segmentação de informações, a União encontrou dificuldades para acompanhar de perto o impacto dos investimentos em cada região.
“Estamos à disposição para colaborar com esse trabalho conjunto coordenado pelo Ministério da Justiça, na coleta de dados da segurança pública entre os estados da federação”, reafirmou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ericláudio Alencar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!