Coordenadoria Estadual da Defesa Civil se prepara para intensificação das chuvas no Amapá
A expectativa é que intensifique e chegue próximo à média para o período a partir do final de fevereiro.
Antes que comecem as ocorrências, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) está realizando a capacitação dos 37 bombeiros que fazem parte do efetivo, além de outros militares que trabalham no atendimento de emergências. O registro de preços para compras de cestas básicas, colchões e contratação de transportes para desabrigados e desalojados também está sendo feito.
Para Macapá, a Defesa Civil finaliza até o fim desta semana o Mapeamento de Áreas de Risco, que identifica os pontos vulneráveis para alagamentos e inundações, epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti e acidentes. Quando concluído, o documento será enviado à Prefeitura Municipal de Macapá, que é responsável pelas respostas preliminares.
O mapa também será utilizado para a atualização do Plano de Contingência, que prevê como será o atendimento em cada uma das situações.
“Nós não podemos impedir que a coisas aconteçam, mas temos que estar preparados para quando elas acontecerem e, em alguns casos, nos adiantar”, informou o secretário executivo da Cedec, coronel Janary Picanço.
O Plano de Contingência de Ferreira Gomes também deve ser atualizado ainda no primeiro semestre. Em municípios com histórico de inundações, como Laranjal do Jari e Vitória do Jari, a atenção é especial. A medição das marés e dos índices de ventos é constante e, baseado nessas informações, é possível emitir alertas com antecedência.
“A partir desse alerta é que a Defesa Civil do município faz a divulgação e, caso precise, a retirada de famílias em área de risco. Em seguida, o encaminhamento para casa de parentes ou abrigos”, completou Janary Picanço.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!