Por meio de palestra, bombeiros são orientados sobre problemas relacionados à postura
Militares também receberam atendimento médico e odontológico. Evento faz parte das comemorações alusivas à Semana do Policial e Bombeiro Militar.
Integrantes do 4º e 5º Grupamentos receberam orientações para evitarem problemas de saúde durante o desempenho da função
O Centro de Saúde Militar do Amapá, que integra o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amapá, realizou na manhã desta terça-feira, 3, no auditório do 5° Grupamento de Bombeiros Militar, em Santana, uma ação alusiva à Semana do Policial e Bombeiro Militar. Militares lotados nesse grupamento e no 4° GBM, localizado no distrito de Fazendinha, participaram de palestras orientadoras sobre saúde. Também receberam atendimento médico, odontológico com aplicação de flúor, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.
Segundo o tenente-coronel e médico nefrologista Cesar Ribeiro, a ação tem caráter preventivo e busca alertar os militares sobre os problemas de saúde relacionados à postura. “Além das doenças crônicas que atingem a maioria da população em geral, como hipertensão, diabetes e obesidade, os militares do Corpo de Bombeiros são vítimas de doenças relacionadas a osteomusculares, que são as lesões provocadas por esforços repetitivos relacionados ao trabalho e podem provocar lesões, principalmente, na coluna e joelhos”, explicou.
Para evitar esses problemas, uma palestra educativa sobre ergonomia foi ministrada pelo tenente BM Valentim, fisioterapeuta da corporação. Os militares foram alertados sobre as doenças referentes à lombalgia [dor na região lombar] e receberam orientações sobre a postura adequada na hora de realizar qualquer atividade física e operacional.
“Me vi dentro desta palestra porque que, na época em que eu entrei na corporação, nós não tínhamos estas orientações sobre a questão da postura, ou da forma correta de carregar nossos materiais e uma vítima. Uma palestra desse tipo é importante para evitar que, no futuro, o militar venha a sofrer com lesões por falta destas orientações”, destacou o tenente Helmo Soares, que está há 24 anos na corporação.
Como parte da Semana de Saúde do Policial e Bombeiro Militar, ocorrerá, na próxima quinta-feira, 5, uma cerimônia comemorativa à criação do Dia do Corpo de Saúde Militar do Amapá. A data 5 de abril de 1990, marcou o dia em que os primeiros oficiais pertencentes ao quadro de saúde do Estado ingressaram nas corporações da Polícia e Bombeiro Militar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!