Policiais e bombeiros homenageiam Corpo de Saúde Militar do Amapá
Integrantes participaram de cerimônia comemorativa da data de ingresso dos profissionais de saúde nas duas corporações, no auditório do Museu Sacaca
Os profissionais comemoraram a data de ingresso dos primeiros oficiais que passaram a cuidar da saúde dos miliatres
A data de ingresso dos primeiros oficiais pertencentes ao quadro de saúde do Estado, nas corporações da polícia e bombeiros, foi celebrada pelas duas instituições militares nesta quinta-feira, 5, com uma cerimônia de homenagens no auditório do Museu Sacaca, em Macapá. Os pioneiros ingressaram nas corporações no dia 5 de abril de 1990. São médicos, odontólogos, fisioterapeutas entre outros profissionais que passaram a cuidar da saúde dos militares.
Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) e da Polícia Militar (PM/AP) lotaram o auditório do Museu Sacaca e lembraram a importância dos profissionais que cuidam da saúde e bem-estar dos militares e seus dependentes. As duas corporações resolveram criar o Dia do Corpo de Saúde Militar do Amapá começando pelo ano de 2018 com esta programação comemorativa.
O evento contou com o lançamento da "Canção do Corpo de Saúde Militar do Amapá", composta por dois oficiais do quadro de saúde. A canção, foi uma forma de homenagear e criar uma identidade entre as instituições e valorizar os profissionais que dedicam suas atividades na prevenção da saúde dos militares, segundo destacou o médico e capitão da PM/AP, Marco Aurélio Serruya, um dos autores da letra.
“Essas duas corporações nasceram juntas. Foram separadas, mas, continuam unidas e, isso se reflete, principalmente, no quadro de saúde onde buscamos nos ajudar mutuamente. E o dia 5 de abril ratifica isso”, registrou o capitão Marco Aurélio.
Para o comandante-geral da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira, trata-se de um dia histórico que marca a passagem desses profissionais que integram e dos que fizeram parte das duas corporações. “É a prova da união não somente das duas instituições, mas de todos os órgãos de segurança pública visando o bem-estar da sociedade amapaense”, avaliou.
A coronel Karina Homobono faz parte da 1ª turma de oficiais concursados do quadro complementar do Corpo de Bombeiros e, relatou que no concurso de 2004, ingressaram 10 médicos e três engenheiros. “É um momento único e importante para lembramos dos pioneiros e do legado deixado por eles”, frisou.
Karina destacou, ainda, que há um estudo para que seja elaborado um projeto que cria a Medalha de Honra à Saúde Dr. Marcus Kloster, médico ortopedista, falecido em 2005 e, que fazia parte do CBM/AP. “A criação desta honraria foi uma decisão unânime do Corpo de Saúde Militar que visa homenagear não somente ele, mas os profissionais da área”, justificou.
Atualmente, o Corpo de Saúde do Estado do Amapá possui um quadro composto por 63 oficiais – sendo 47 dos bombeiros e 16 da Polícia Militar – em diversas áreas da saúde. Odontólogos, farmacêuticos, psicólogos e enfermeiros também integram o quadro.
“Em termo de recursos humanos, o Estado do Amapá não fica atrás de nenhuma unidade da federação. Temos especialistas que estão no mesmo patamar de outros profissionais brasileiros”, ressaltou a coronel BM Karina Homobono.
O evento encerrou com a "Canção do Corpo de Saúde Militar do Amapá", com uma apresentação diferenciada da banda de música sendo composta por policiais e bombeiros.
Canção do Corpo de Saúde Militar do Amapá
Desde 1990, cuidando do soldado do Amapá
Nossa missão é a saúde preservar e vidas guardar
Tão sublime a arte da cura
Desde Hipócrates nos fez jurar
Somos o Corpo de Saúde Militar do Amapá
Sempre presente atuando em qualquer missão
Com fibra, não tememos o perigo,
Sempre prontos pra socorrer
Somos o Corpo de Saúde Militar do Amapá
No dia a dia zelando por quem combate e salva
Com honra este é o nosso dever
Da alvorada, ao anoitecer
Em torno do Forte São José, lá
Escrevemos nossas histórias
Honrando estas briosas corporações repletas de glórias
Servindo ao povo do Amapá
Em todas derrotas e vitórias
Letra: Cel BM Vanir Ibiapino Silva Júnior e Cap PM Médico Marco Aurélio da Costa Serruya
Música: SD PM Jonathan Fonseca Soares da Silva
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!