Super Fácil Zona Oeste inicia atendimento ao público
São centenas de serviços, em uma posição estratégica, para desafogar o fluxo nas outras unidades e dar mais conforto aos moradores da Zona Oeste.
Paula Balieiro mora no bairro Cabralzinho e levou a filha para retirar a primeira Carteira de Identidade no Super Fácil da Zona Oeste
A nova unidade do Super Fácil, localizada na zona oeste de Macapá, deu início aos trabalhos de atendimento nesta quarta-feira, 2. Foram mais de 200 serviços realizados durante a manhã, inclusive no Super Fácil do Empreendedor, que já teve demanda.
Um dos propósitos da inauguração da 12ª unidade, nessa localização, é levar mais facilidade para os moradores dos bairros mais distantes do centro da capital. Esse é o caso da estudante Paula Balieiro, que levou a filha de dois anos para tirar a primeira Carteira de Identidade. “Sou moradora do Cabralzinho e agora ficou realmente muito fácil vir atrás desses serviços”, comemorou.
Paula e a filha também usufruíram da brinquedoteca, um espaço montado para distrair as crianças enquanto os pais ou responsáveis buscam os serviços. “Estou muito satisfeita com a recepção desse lugar, pude pegar as orientações e fazer os procedimentos sem precisar me preocupar com a minha filha, que ficou o tempo todo na brinquedoteca”, descreveu a mãe.
Em relação ao serviço de emissão da Carteira de Identidade, prestado pela Polícia Técnico-Científica (Politec), está sendo preparada uma sala que vai servir para impressão do documento, ou seja, a carteira será feita dentro do próprio prédio do Super Fácil, reduzindo, ainda mais, o tempo de entrega.
A diretora-geral do Super Fácil, Luzia Grunho, afirma que a procura pelos serviços foi bem avaliada no primeiro dia. “Hoje tivemos uma procura bem maior do que a esperada para esse dia. A expectativa é que esse número aumente nos próximos”, ressalta a gestora.
No primeiro balanço emitido pelo Super Fácil da Zona Oeste os serviços mais utilizados foram do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), com 41 atendimentos, da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) com 37, e da Politec com 31. A soma de todos os atendimentos entre os 260 serviços, oi de 191 atendimentos e 202 serviços realizados.
O Super Fácil do Empreendedor também teve movimentação no primeiro dia. De acordo com o boletim, foram feitos dois atendimentos pela manhã, com a realização de serviços pelo guichê da Prefeitura de Macapá e também da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Acessibilidade
Trabalham na nova unidade 130 pessoas entre atendentes, orientadores, supervisores, apoio, além da equipe administrativa. O Siac também investiu em técnicos fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que todos os usuários sejam atendidos de forma igual.
Para dar mais acessibilidade aos cadeirantes e idosos, foram colocadas rampas com piso aderente em todos os blocos da estrutura. No estacionamento existem vagas específicas para pessoas com necessidades especiais, idosos e também para autistas. No atendimento prioritário, foi inclusa a prioridade para pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através do requerimento da deputada estadual Marilia Góes (PDT).
O Super Fácil da Zona Oeste apresenta uma estrutura moderna e arquitetada de forma que facilite a vida do usuário, deixando serviços relacionados próximos uns dos outros. Além disso, existem dois totens de autoatendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Carteira de Registro de Identidade Social (RIS)
A instituição da Carteira de Registro de Identidade Social (RIS) foi solicitada, também, por requerimento da deputada estadual Marilia Góes e pela Rede Juventude LGBT Lara Fabyan. O documento é expedido pela Politec e o primeiro lugar onde é possível solicitar é no Siac da Zona Oeste.
De acordo com a diretora Luzia Grunho, em breve esse serviço será disponibilizado nas outras unidades. “Estamos dando início a esse serviço aqui no novo Super Fácil, mas já estamos preparando as outras unidades para a realização do mesmo, com o intuito de atingir todas as áreas de Macapá e de outros municípios”, concluiu Grunho.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!