Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Acadêmicos atendem chamado do Hemoap e se organizam em grupos para doar sangue

Iniciativa partiu dos estudantes depois que ficaram sabendo do baixo estoque. Doadores que fazem parte do cadastro do instituto também estão sendo chamados.

Por Redação
04/06/2018 18h49

Além do doar sangue, estudantes conheceram o processo de coleta e armazenamento das bolsas

Alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Faculdade Estácio de Macapá fizeram uma ação voluntária de doação de sangue para o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) nesta segunda-feira, 4.

A iniciativa começou após os alunos ficarem sabendo do baixo nível de bolsas de sangue no estoque do Hemoap, principalmente, dos tipos considerados mais raros como A+, A- e O-. Este último, além de ser raro, ainda é o doador universal e utilizado em casos de emergência, antes que seja determinado o tipo sanguíneo do paciente.

A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, informa que os doadores que fazem parte do cadastro do instituo, estão sendo contatados para doarem sangue. “Estamos fazendo campanhas para conscientizar a população da importância da doação. Alguns subtipos sanguíneos estão em estado crítico, mas estamos trabalhando, justamente para tentar melhorar esses índices”, reforça.

O grupo de acadêmicos ainda fez um tour para conhecer as instalações do Hemoap e aprenderam sobre o processo de coleta e armazenamento das bolsas. A estudante Renata Nunes, que doou sangue pela primeira vez, afirmou que ser um doador é um ato imprescindível.

“É uma ação altruísta porque estamos fazendo algo por outra pessoa. Um dia pode ser que um de nós necessite de um ato como esse. Estamos doando vida para salvar pessoas”, concluiu Renata.

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, com mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 anos se já forem doadores assíduos.

O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que a deixa inapta, temporariamente.

Todo o sangue doado passa por um processo de segurança da qualidade do material, através de seis tipos de exames: HIV, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas e HTLV.

O Hemoap atende à demanda de todo o Estado e é responsável por captar o sangue e distribuir, tanto para os hospitais públicos, quanto para os privados. A média de doação por dia é de 70 pessoas.

Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada, passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

O horário para as doações no Hemoap é de 7h30 às 12h. O instituto fica localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central, em Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!