Comitiva do GEA e BNDES visita obras de mobilidade urbana no Infraero II
Na visita, os gestores acompanharam o processo de reciclagem, procedimento que prepara a via para receber a capa asfáltica, meio fio, sinalização e calçadas.
Desde setembro a via tem recebido os serviços de drenagem que se estende por 4,4 quilômetros, na entrada do bairro pela BR-210 até o acesso ao bairro Ilha Mirim. Na visita, os gestores acompanharam o processo de reciclagem, procedimento que prepara a via para receber a capa asfáltica, meio fio, sinalização e calçadas.
A rua, que é o único ponto de acesso ao bairro, é alvo constante de reclamações dos moradores que durante o verão sofrem com a buraqueira. No inverno este problema se agrava com o lamaçal. Para o líder comunitário Tupinambá de Souza as obras na Rua Carlos Lins Cortês representam o fim de uma espera que durava mais de uma década. “Eu moro aqui há mais de 20 anos, quase no mesmo período em que essa rua foi asfaltada. A última intervenção foi há mais de dez anos e desde então só havia sido feito tapa buraco, coisa que não resolvia nossos problemas”, disse.
Segundo o governador Waldez Góes, os serviços executados têm propósito de promover a acessibilidade e o crescimento econômico e social do bairro, que possui mais de 13 mil moradores. O chefe do executivo lembrou que a última grande intervenção na via foi feita em 2002, durante sua primeira gestão.
“Fizemos a mobilidade urbana do entorno na época, quando construímos uma escola no bairro. Portanto, esta rua é de extrema importância para as pessoas que transitam aqui e em outras regiões da zona norte. A obra está bem avançada e com certeza o asfalto que terá aqui será de qualidade”, frisou.
O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Odival Monterrozo, informou que o diferencial do projeto de engenharia da obra é a construção de um sistema que será capaz de fazer o escoamento da água.
“Esta é uma rua plana em toda sua extensão e que fica propícia para o acúmulo de água, o que muitas vezes acaba causando o aparecimento de buracos. Por isso que estamos investindo na drenagem e na inclusão de manilhas em alguns pontos para que esse problema seja solucionado”, explicou.
O engenheiro Uirapuã Braga, responsável pelos financiamentos de todas as obras do BNDES no Amapá, avaliou de forma positiva o trabalho do GEA. “Pelo que vi aqui é um trabalho complexo que está acontecendo em outros bairros simultaneamente e que o governo está acompanhando de perto. Isso se faz necessário devido à grandiosidade do projeto”, explicou.
A previsão conclusão da pavimentação da Rua Carlos Lins Cortês, segundo a Setrap, é a partir do fim do mês de dezembro até janeiro de 2016.
Após a visita, a comitiva visitou as obras de mobilidade do Infraero I, onde já foram asfaltados 1,1 quilômetros dos 3,4 que serão pavimentados e depois seguiu para o interior do Estado, onde ocorrerá a inspeção nas obras das rodovias estaduais AP-070, AP-340 e AP-110.
A execução destas pavimentações é importante para interligar importantes polos produtivos dos distritos de Macapá e de comunidades responsáveis pela produção agrícola, pecuária e extrativista de Mazagão e Itaubal.
Na quinta-feira, 3, as inspeções chegam ao sul do Estado, no município de Laranjal do Jari, onde as obras visitadas estão no planejamento estruturante de saúde e de mobilidade urbana da cidade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!