Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Unidade móvel para prevenção e diagnóstico do câncer já está no Amapá

Carreta deve iniciar atendimentos a partir de fevereiro de 2019 e vai oferecer exames para diagnóstico do câncer de colo de útero e mama.

Por Redação
07/12/2018 21h00

Veículo dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta, com capacidade para realizar cerca de 60 mamografias e 70 exames de PCCU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a chegada da carreta que fará atendimento itinerante pelos municípios do Amapá, para o diagnóstico precoce de câncer. A estimativa é de que a unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor faça uma média de 130 atendimentos por dia, entre exames para o rastreamento do câncer de mama em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, e o de colo de útero, em mulheres entre 25 a 64 anos, considerados o de maior incidência no Estado.

A chegada da carreta segue o cronograma de atividades do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, previsto para iniciar em fevereiro de 2019, junto com a unidade fixa, cuja construção está sendo finalizada na Rodovia Norte/Sul, zona norte da capital, que deverá ser inaugurada no dia 15 de dezembro.

O veículo foi adaptado e dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta, com capacidade para realizar cerca de 60 mamografias e 70 exames Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU), popularmente conhecido como Papanicolau, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o médico responsável pelas unidades externas de prevenção de câncer do Hospital de Amor, Raphael Haikel, a chegada da unidade móvel é uma importante etapa para mudar a história da doença no Amapá. “As obras da unida fixa estão 95% prontas e cronograma segue dentro do esperado. A chegada da carreta representa mais uma nota deste projeto trabalhado junto ao governo para mudar a história do câncer no Estado”, ressaltou Haikel.

Instituto de Prevenção Hospital de Amor

Referência no tratamento e prevenção da doença no Brasil, a direção do Hospital do Câncer de Barretos decidiu mudar o nome das suas unidades em todo o país, para Hospital de Amor, como forma de mostrar que o melhor remédio para tratar a doença é, antes de tudo, o amor.

A parceria para a construção da unidade de diagnóstico começou a ser estabelecida após visitas técnicas dos gestores da saúde ao município de Barretos, em São Paulo, no primeiro semestre de 2015, e foi fortalecida no segundo semestre do mesmo ano quando Raphael Haikel apresentou ao governador Waldez Góes o projeto para construção.

Todo o projeto, incluindo as unidades fixa e móvel, está orçado em R$ 21,4 milhões. A verba foi articulada pelo governo do Estado diretamente com bancada federal amapaense. Os onze parlamentares destinaram recursos através de emendas individuais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!