Autos de Natal: encenação busca conscientizar sobre tecnologia em excesso nos lares
Grupo Boca de Cena, selecionado em edital de chamada pública da Secult, se apresentou na Casa da Hospitalidade, no município de Santana.
Roteiro do espetáculo 'Natal Sem Free Fire Criança Sim' surgiu de um episódio real vivido na família do ator e diretor, Valdez Mourão
Dando continuidade ao projeto Autos de Natal 2018, a Casa da Hospitalidade, localizada no município de Santana, recebeu neste sábado, 8, o grupo Boca de Cena com o espetáculo Natal Sem Free Fire Criança Sim. As apresentações teatrais estão ocorrendo durante o mês de dezembro em vários municípios e fazem parte do Natal da Solidariedade, projeto que agrega ações de responsabilidade social, de empreendedorismo, cultura e lazer, promovido pela Governo do Estado do Amapá.
O ator Valdez Mourão é o autor e diretor do espetáculo que retrata o cotidiano de famílias que, ‘dominadas’ pela tecnologia estão deixando de viver a emoção pelas festas tradicionais como o natal. Segundo ele, a inspiração para escrever o texto da peça foi um episódio ocorrido dentro de sua própria casa.
“Estávamos todos [os adultos] montando a árvore de Natal quando chamamos as crianças para ajudar e, elas se recusaram. Pois, não conseguiam tirar o celular das mãos jogando o tal do fre fire”, conta Mourão, fazendo referência ao jogo virtual como principal motivo pelo desinteresse dos netos.
Para o ator, a tecnologia em excesso tem roubado o prazer pelas coisas mais simples, em especial, nos lares onde não há regras e limites. Por isso ele resolveu retratar a história da vida real contracenando com os próprios netos, que também já estão seguindo os passos dele no teatro. “Além de ganhar cachê estão tirando uma grande lição”, revela.
Valdez, que também é funcionário público aposentando, disse que uma de suas missões como artista é ressignificar os valores que podem ter se perdido. Para ele, ter como público as crianças e adolescentes da Casa da Hospitalidade também faz com que seu grupo aprenda valores familiares e de vida.
“O artista tem como missão contagiar. Mas, ao chegar aqui, nós que somos contagiados com todo amor que essas pessoas nos doam, recebemos abraços sem qualquer embaraço e cerimônia e, isso emociona a gente”, declara Mourão.
A Casa da Hospitalidade é uma instituição de acolhimento sem fins lucrativos, atualmente 75 pessoas estão na casa, entre crianças, adolescentes e idosos. Entre os acolhidos estão aqueles com deficiências múltiplas e transtornos mentais e menores sob medida protetiva, encaminhados pela Vara da Infância e Conselho Tutelar.
Para a coordenadora da Casa da Hospitalidade, Lene Pacheco, proporcionar momentos de entretenimento para esse público é muito especial, cada sorriso estampado no rosto do público durante a encenação enche de alegria o coração de todos os envolvidos.
“É muito gratificante, pois estamos proporcionando um momento de descontração e também de reflexão para alguns deles”, avaliou Lene.
O projeto Autos de Natal conta com a apresentações gratuitas de 20 grupos culturais. Os eventos ocorrem de 6 a 15 de dezembro, nos municípios de Santana, Mazagão, Ferreira Gomes e na capital Macapá.
As atrações artísticas foram selecionadas através de edital de chamada publica nº 001/2018, lançado em julho deste ano, pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O próximo espetáculo ‘Nasce o Salvador’, grupo teatral Educ’art, acontece neste domingo, 9, às 18h, no Amapá Garden Shopping (Praça de Alimentação).
Natal da Solidariedade
Além das apresentações do projeto Autos de Natal, o Natal da Solidariedade inclui, também, a arrecadação de cerca de 20 mil brinquedos e kits lanches para serem distribuídos a crianças carentes de até 10 anos de idade, moradores de 42 bairros periféricos de Macapá e Santana.
Programação
11/12 (terça-feira)
Macapá
Hora: 20h
Local: Praça da Nova e Eterna Aliança - Bairro: Novo Horizonte
Grupo: Companhia Teatração
Espetáculo: As Aventuras do Menino Jesus
12/12 (quarta-feira)
Macapá
Hora: 18h
Local: Encanto dos Alagados - Bairro: Muca
Grupo Teatral Hemisfério
Espetáculo: Um Presente de Natal para Papai
13/12 (quinta-feira)
Macapá
Hora: 9h
Local: Abrigo São José - Bairro: Santa Rita
Grupo: Pirlimpimpim
Espetáculo: Auto de Natal - Noite Santa de Natal
Hora: 19h
Local: Praça Chico Noé - Bairro: Jesus de Nazaré
Grupo: Companhia de Teatro Cristão Art's Sacra Amapá
Espetáculo: É Natal
Santana
Hora: 18h
Local: Centro Comunitário Matapí Mirim
Grupo: Anfiteatro & CIA
Espetáculo: O Presépio
14/12 (sexta-feira)
Macapá
Hora: 20h
Local: Espaço Cultural Cangapé - Bairro: Araxá
Grupo: Companhia de Teatro Cangapé
Espetáculo: Natal Encantado uma Confusão de Natal
Santana
Hora: 18h
Local: Centro Comunitário Elesbão
Grupo: Cia de Teatro El Shaday
Espetáculo: Dê quem é o Natal?
15/12 (sábado)
Macapá
Hora: 16h
Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré - Bairro: Jesus de Nazaré
Grupo: Quimera Companhia de Teatro
Espetáculo: O Nascimento do Menino Jesus
Hora: 17h
Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré - Bairro: Jesus de Nazaré
Grupo: Companhia de Teatro Ribaltas
Espetáculo: A História do Natal
Hora: 18h
Local: Centro Comunitário Ipê - Bairro: Ipê
Grupo: Teatro Maré
Espetáculo: O Sonho de Zé
Hora: 20h
Local: Praça Floriano Peixoto - Bairro: Centro
Grupo: Primeiro Ato
Espetáculo: Cadê o Brilho da Estrela de Natal?
Hora: 20h
Local: Parque do Forte - Bairro: Centro
Grupo: Elenco Independente
Espetáculo: O Auto do Menino Santo
Mazagão
Hora: 20h
Local: Praça 15 de Novembro
Grupo: Companhia de Artes Tucujú
Espetáculo: O Auto da Estrela Guia
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!