Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Alberto Lima utiliza baile de carnaval como método terapêutico na Psiquiatria

Pacientes participaram dos preparativos do evento confeccionando os próprios abadás como forma de resgatar a individualidade de cada um.

Por Redação
27/02/2019 08h53

Atividade terapêutica buscou resgatar lembranças felizes dos pacientes

Músicas de carnaval, fantasias e muito brilho fizeram parte do baile de carnaval promovido para os pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), nesta terça-feira, 26.

Segundo a terapeuta ocupacional da Psiquiatria, Juliana Naomi, esse tipo de atividade faz parte da programação terapêutica da internação psiquiátrica, trabalhando as músicas de carnaval, as letras de cada música e o significado que isso tem para cada um deles.

“Muitos ainda estão desorientados com relação ao tempo e espaço e, até mesmo, sobre quem são. Então, conforme eles vão melhorando e, o quadro estabiliza e esse paciente volta para a realidade, aproveitamos para resgatar lembranças felizes que já esqueceram. E incentivar outros pacientes que nunca participaram do carnaval”, explicou a terapeuta.

Os preparativos começaram muito antes do dia da festa com a customização dos abadás pelos próprios pacientes, procurando resgatar a reconstrução da individualidade de cada um. Psicólogos, enfermeiros e terapeutas se mobilizaram para preparar o ambiente e ajudar os pacientes a se caracterizarem para o evento.

Os foliões ainda tiveram muito samba no pé com apresentação da Escola de Samba Piratas da Batucada, que trouxe seu casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Musa da Bateria e a Bateria Majestosa para a festa.

Atendimento psiquiátrico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está adequada às novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), quando o assunto é atendimento psiquiátrico. Após avaliação do médico plantonista, feita no Hospital de Emergência (HE), o paciente que apresenta transtornos mentais deve ser encaminhado, em até 72 horas, ao setor especializado do Hospital de Clínicas Alberto Lima.

Além do Hcal, a rede estadual de atendimento possui, ainda, os Centros de Atenção Psicossocial Casa da Gentileza (Caps) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!