Programas Amapá Jovem e Travessia se unem para garantir permanência de estudantes na sala de aula
Alunos da Escola Estadual José Ribamar Pestana, a partir de 15 anos, poderão ser incluídos nas duas estratégias.
Visita à escola José Ribamar Pestana aconteceu na manhã de quarta-feira,30.
Os programas Amapá Jovem e Travessia unem seus objetivos para incentivar os alunos da Escola Estadual José Ribamar Pestana, no município de Santana, a permanecerem na sala de aula. O trabalho em conjunto iniciou na última quarta-feira, 30, quando os estudantes conheceram as diretrizes e normas do Amapá Jovem - política pública criada para levar oportunidades à juventude amapaense.
A ideia é incluir no Amapá Jovem os alunos a partir de 15 anos que fazem parte do Programa Travessia Amapá - Aprendizagem na Idade Certa, uma parceria do Governo do Estado com a Unicef para corrigir as distorções idade/série e reduzir o abandono escolar.
Para isso, o próximo passo será a assinatura do Termo de Colaboração entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv), que coordena o Amapá Jovem, com a Escola José Ribamar. A Sejuv retornará à unidade de ensino para iniciar as inscrições, verificação do perfil dos estudantes e, por último, análise documental.
Segundo a coordenadora estadual do programa Amapá Jovem, Sâmylla Rocha, o objetivo dessa parceria é incentivar o estudante a concluir seus estudos.
“Precisamos garantir que esse jovem permaneça na sala de aula. o Amapá Jovem é um grande incentivo para o futuro dele, onde encontrará oportunidade e profissionalização de maneira acessível”, explica.
Para a diretora da escola, Andreia Carvalho, o ingresso dos alunos no Amapá Jovem será imprescindível para estimular a permanência deles no ambiente escolar.
“A minha expectativa é que, com a participação desses estudantes, eles se sintam motivados a prosseguirem os estudos. Nós teremos um total de 30 a 35 alunos contemplados com o programa”, disse Andrea.
Amapá Jovem
O programa tem foco na formação, qualificação e fortalecimento de políticas públicas para amapaenses de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social e é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). Já são 27 mil jovens alcançados em todo o estado.
São diversas as oportunidades disponibilizadas pelo programa: incluem atividades de monitoria e estágio, esporte, lazer, cultura e empreendedorismo. Para o custeio e manutenção do bolsista no programa, cada beneficiário recebe também um auxílio-permanência de R$150.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!