Novo Batalhão da Força Tática da PM aproxima policiais da comunidade: 'Me sinto mais segura e acolhida', diz moradora do Conjunto São José
Prédio na Zona Sul de Macapá foi inaugurado pelo Governo do Amapá, na quinta-feira, 1º.
Reforço no policiamento busca garantir a paz e a segurança, principalmente na Zona Sul de Macapá
O entorno do novo prédio do Batalhão da Força Tática, da Polícia Militar (PM) do Amapá, inaugurado pelo Governo do Estado na quinta-feira, 1º, no bairro Novo Buritizal, na Zona Sul de Macapá, recebeu reforço no enfrentamento aos grupos criminosos. A novidade, além de aproximar a corporação da comunidade, garante mais segurança na região.
"Agradecemos ao Governo esse reforço da segurança para o Conjunto São José e região, onde moro há 8 anos. Já tínhamos o 1º Batalhão e agora, com a chegada da Força Tática, eu me sinto mais segura e acolhida pela Polícia Militar", pontuou Makdaly Leite, síndica da quadra 6 do Residencial São José.
Outros bairros, como o Congós e o Zerão, que estão nas proximidades do batalhão, localizado na Rua Claudomiro de Moraes, também são áreas que passam a contar mais efetivamente com o policiamento especializado da PM.O presidente da Federação Amapaense dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Amapá e do Conselho de Segurança do bairro Congós, José Elenildo da Silva, o "Munjoca", afirma que a novidade é um grande benefício.
"Nós recebemos com muita gratidão a Força Tática no nosso bairro, porque eu tenho certeza que vai melhorar muito para a nossa população, trazendo paz com o policiamento. Nosso bairro dos Congós precisa da PM ainda mais presente", falou Munjoca.
A entrega do prédio, uma ação que faz parte da política de reaparelhamento e fortalecimento da segurança pública do estado, ocorreu em cerimônia com participação demoradores e representantes de bairros do entorno do Batalhão, do governador Clécio Luís, da equipe técnica e integrantes das forças de defesa da sociedade.
Batalhão estratégicoA Força Tática é o segundo esforço da Polícia Militar, e pode ser empregada em todo o estado do Amapá, atuando de forma preventiva ou repressiva, em áreas específicas de maior incidência criminal, sendo seu emprego sempre precedido de estudo e informação estatística, atuando em ocorrências de média e alta complexidade.
O Batalhão atua na linha de frente, portanto, atendendo as ocorrências mais perigosas. O prédio próprio permite também que a comunidade local possa interagir melhor com a instituição e os "taticanos" - como são chamados os policiais militares que integram a Força Tática.
"A simbologia dessa entrega é grande: é o sentimento depertencimento, nossa identidade como 'taticano' é reforçada, e estamos numaárea de grande clamor social. Estamos vindo não só para receber um prédio novo, mas também com a missão de pacificar a área em torno do Batalhão e trazer pazpara a sociedade", descreveu o comandante do Batalhão da Força Tática, tenente coronel Kássio Kleber Souza.
Além de estruturas como alojamento, setor administrativo e auditório, o prédio conta com uma área coberta para diversas atividades. Conforme o comando da Força Tática, a intenção é que no local sejam realizados projetos sociais para crianças e adolescentes, como capoeira, muay thai e demais artes marciais.Auxiliar de serviços gerais e moradora do São José, Marinete Pires entende a importância de iniciativas como essas. A filha dela tem aulas de língua inglesa e faz karatê também em projetos sociais da PM, na sede do 1º Batalhão, que funciona dentro do Residencial.
"A gente vê a violência no nosso bairro do Buritizal e esse batalhão traz segurança pra gente. Minha filha participa dos projetos sociais, gosta muito e a gente vê que ela ocupa a mente, aprende coisas novas e cresce com sonhos", disse a moradora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!