Governo do Amapá lança Jogos Escolares 2023 com competições olímpicas e paralímpicas para 6 mil estudantes
O Estado destina R$ 1,3 milhão para realizar torneios, que envolvem 16 modalidades esportivas, como judô e atletismo.
São alunos de mais de 120 escolas públicas e particulares que irão participar de torneios coletivos e individuais
O Governo do Amapá lançou os Jogos Escolares 2023, competição que conta com cerca de 6,2 mil estudantes-atletas inscritos em todo o estado. Na última terça-feira, 13, governador, Clécio Luís, e equipe de Governo receberam parte desses jovens no Palácio do Setentrião, em Macapá, para marcar o início do evento.
São alunos de mais de 120 escolas públicas e particulares que irão participar de torneios coletivos e individuais, entre competições olímpicas e paralímpicas. O Governo destinou R$ 1,3 milhão para realizar os Jogos Escolares.
"Essa é uma atividade que engaja todo mundo, a criançada, a juventude, professores e a comunidade escolar. Também fizemos, hoje, a concessão de mais 32 passagens aéreas para os nossos atletas participarem de competições em outros estados. É assim que a gente incentiva o esporte e, ao mesmo tempo, resgata vidas, autoestima e bem-viver", ressaltou Clécio Luís.
Esporte e bem-estarA cerimônia contou com a participação de atletas amapaenses medalhistas de diversas competições, como Alexandre Lacabanne, de 14 anos. Ele cursa o 9º ano na Escola Estadual José do Patrocínio e já conquistou medalha de ouro na categoria até 64kg (sub-15) de judô nas disputas municipais dos Jogos Escolares 2023.
“Esse foi meu 5º campeonato de judô e minha 4ª medalha. O esporte significa muito na minha vida. Além da atividade física melhorar a saúde, o judô me ajuda no convívio social, a interagir com outras pessoas, e também ocupa minha mente e me distrai dos problemas. Eu amo o esporte. As medalhas demonstram que eu me esforcei e fui o melhor na minha categoria”, comentou.
Com o pescoço cheio de medalhas, o paratleta Luiz Felipe Santana, de 16 anos, está empolgado para participar pela segunda vez dos Jogos Escolares. Na categoria F34 do atletismo da competição paralímpica, ele representa a Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, no Conjunto Macapaba."Tô como 15º no ranking nacional e tô com foco de alcançar uma nova marca, passar dos meus adversários. Vou continuar treinando bastante, e levar o ouro pra casa", afirmou o estudante.
OportunidadesOs Jogos Escolares Amapaenses são realizados pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria do Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Secretaria do Estado da Educação (Seed), com o apoio da Federação Amapaense do Desporto Escolar (Fade) e das federações das modalidades esportivas.
Na seletiva em Macapá, as partidas ocorrem nos Ginásios da Polícia Militar e Avertino Ramos, e nas quadras das Escolas Estaduais Santina Rioli, Gabriel de Almeida Café, Deusolina Salles Farias e Colégio Amapaense.
“Esses estudantes quebram barreiras, estão levando nosso Amapá para outros estados e para o mundo. Aqui tem toda uma equipe dando todo o apoio, junto aos professores e familiares. Investir no esporte é investir no futuro do nosso país”, expressou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.
Marcos Nunes, secretário em exercício da Sedel, pontuou que a edição de 2023 dos Jogos Escolares deve ser a mais disputada dos últimos anos, pois teve um recorde de alunos inscritos."Chegamos a quase todos os municípios. Nesse momento estão ocorrendo seletivas nas escolas. Temos a certeza de que os jogos escolares são investimento no futuro das nossas crianças e jovens, que têm o sonho do esporte, no desenvolvimento pessoal e coletivo. Essa iniciativa do Governo ajuda a resgatar valores, e traz disciplina. Grandes atletas vão nascer através dos Jogos Escolares", discursou.
Etapas
A competição acontece em duas etapas antes da disputa nacional: a municipal é a primeira fase e ocorre apenas com jogos na modalidade coletiva; e a etapa estadual, que começou no último fim de semana, envolvendo as demais modalidades esportivas. A seletiva estadual também receberá os campeões dos esportes coletivos dos municípios.
A etapa municipal ocorre até 19 de junho e a etapa estadual, de 26 a 30 de junho. Os medalhistas de ouro representarão o Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros de 12 a 14 anos, e nos Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17 anos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!