Governo do Estado distribui 35 mil preservativos na 52ª Expofeira do Amapá
Iniciativa reforça prevenção à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis.
A ação contou com distribuição de camisinhas pela "Miss Prevenção", no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá
Como forma de conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro, o Governo do Estado disponibilizou 35 mil preservativos, masculinos e femininos, para serem distribuídos na 52ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
A ação, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que conta com a novidade da "Miss Prevenção", tem objetivo de alertar os visitantes sobre a prevenção à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. A chefe de gabinete da SVS, Claudia Monteiro, ressalta a importância dos preservativos.
“A camisinha continua sendo a principal forma de prevenção para as infecções sexualmente transmissíveis. Precisamos continuar estimulando e alertando as pessoas para a necessidade de usar o preservativo, e não esquecer nunca de fazer a testagem com regularidade, como forma de prevenção”, pontuou.
Um dos pontos de distribuição é o estande da SVS, quem passa pelo espaço, tem a oportunidade de acompanhar várias atividades educativas e também garantir o preservativo de forma mais discreta. Ao longo do Parque de Exposições da Fazendinha, também foram instalados vários dispensadores de preservativos para a retirada fácil.Os amigos José Carlos, Mário Antônio e Felipe Silva, estão com um estande de vendas na 52ª Expofeira e fizeram questão de ajudar na campanha de prevenção. “Eu pedi que deixassem aqui um dispensador. Assim, posso ajudar no incentivo do uso de preservativos”, mencionou José.
Mário Antônio, achou a proposta interessante. “Deixamos o dispensador em cima da mesa, a pessoa passa e pega sem ter que falar ou justificar a retirada”, disse.
As ações de conscientização e orientação sobre a prevenção das DSTs são trabalhadas durante todo o ano pela SVS, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.É importante salientar que, além da prevenção, a realização do exame para diagnosticar as infecções sexualmente transmissíveis, que está disponível na rede pública de forma rápida e gratuita, também é fundamental.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!