Governo do Amapá acolhe animais domésticos desabrigados pelas fortes chuvas em Macapá
Ação faz parte das estratégias emergenciais diante dos danos causados pelos alagamentos na capital.
São ofertados serviços veterinários aos cães e gatos desabrigados
Os animais de estimação das famílias desabrigadas pelas fortes chuvas de terça-feira, 13, são acolhidos pelo Governo do Amapá na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, como parte das estratégias emergenciais diante dos danos causados pelos alagamentos na capital. Os pets recebem alimentos e cuidados veterinários, em uma política de proteção e combate ao abandono.
As ações de assistência são coordenadas pela Secretaria de Estado de Bem-Estar Animal. A gestora da pasta, Laudenice Monteiro, reforça que o objetivo do Governo do Amapá é alcançar todos os animais que foram desabrigados ou abandonados durante as fortes chuvas.
"Aqui, os cães e gatos serão atendidos por nossos veterinários, que vão realizar a vermifugação, analisar a saúde dos pets e entregar rações e coleiras aos responsáveis. Essa atenção é muito especial, pois muitas vezes esquecemos que os animais também sofrem em casos de alagamentos”, reforça a secretária.
Atualmente, três cachorros são atendidos pelos profissionais na escola. Um deles é um pequeno cão branco, ainda sem nome, que foi uma das fontes de alegria e brincadeiras para as crianças desabrigadas.O animal foi levado até a escola por Valdenir Mendes, de 30 anos, que é uma das pessoas acolhidas nos dormitórios provisórios da unidade. Valdenir conta que resgatou o animal após o pet ser abandonado por seus antigos donos. Além de receber cuidados, o cão terá uma nova família.
“As chuvas afetam todo mundo, até os animais, então agora esse é o novo membro da nossa família. Vamos atrás dos serviços veterinários que vão ser ofertados aqui na escola, pra saber se ele está bem. Essa ação é muito importante”, comentou Valdenir.
Atendimento à populaçãoA Secretaria de Bem-Estar Animal é uma das diversas pastas do Governo do Amapá que estão mobilizadas para atender a população atingida pelas fortes chuvas na capital. Na Escola Reinaldo Damasceno também são ofertados serviços de assistência como o cadastro em programas sociais, entrega de cestas básicas, kits de higiene e dignidade menstrual.
As 15 salas de aula da escola estão disponíveis para oferecer abrigo à população que teve as casas alagadas. Os dormitórios provisórios foram equipados com colchões, redes e mosqueteiros.
As pessoas afetadas pelas fortes chuvas que necessitam dos auxílios ofertados pelo Governo do Amapá podem se dirigir à Escola Reinaldo Damasceno, na Avenida 13 de Setembro, bairro Novo Buritizal, em frente ao habitacional Jardim Açucena.
No caso de chuvas intensas, fique atento:
- Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
- Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
- Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 - Corpo de Bombeiros
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!