Crianças e adolescentes vítimas de alagamentos participam de atividades recreativas em centro de acolhimento do Governo do Amapá
São cerca de 80 abrigados, de 0 a 17 anos, que participam das ações nesta quarta-feira, 14, em Macapá.
Sedel levou uma equipe de profissionais para promover atividades recreativas para os abrigados
O Governo do Amapá montou um centro de acolhimento na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul da cidade, para receber as famílias atingidas pelos alagamentos durante as fortes chuvas em Macapá, na terça-feira, 13. Além de oferecer atendimentos sociais e de saúde, as crianças e adolescentes estão recebendo um olhar especial, com atividades recreativas para amenizar o momento que enfrentam.
Nesta quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) levou uma equipe de profissionais, entre professores de educação física e educadores, para promover brincadeiras e divertir a criançada. São cerca de 80 abrigados na faixa etária de 0 a 17 anos, que participam de partidas de basquete, jogos de boliche e outras ações recreativas para estimular o corpo.
"Nesta ação, que envolve uma verdadeira força-tarefa do Governo do Amapá, buscamos não apenas oferecer atividades esportivas, mas criar um ambiente de apoio e solidariedade às famílias atingidas pelas chuvas e que juntos, possamos fazer a diferença na vida dessas famílias", ressaltou o secretário do Desporto e Lazer, Rudney Nunes.
Brinquedos, lápis de cor, folhas de papel, livros e carteiras também foram disponibilizados para acolher as crianças que passaram por esta mudança brusca de rotina. O espaço foi montado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), na quadra da escola.
Acolhimento
Para as famílias desabrigadas e desalojadas que foram acolhidas no centro, a Secretaria de Assistência Social transformou as salas em dormitórios provisórios com colchões, mosquiteiros e lençóis. A equipe de merendeiras da escola também foi convocada para preparar refeições aos desabrigados.
Os moradores receberam kits de alimentos e de higiene, e estão sendo cadastrados, conforme a necessidade de cada uma, em programas como o Renda para Viver Melhor e o Aluguel Social emergencial.
O mutirão de ações do Governo inclui ainda, atendimentos médicos, vacinação contra gripe e Covid-19, apoio psicológico, e uma grande rede de solidariedade com a campanha de arrecadação de roupas, brinquedos, eletrodomésticos e móveis.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!