Governo do Amapá prorroga período de inscrição dos editais da Política Nacional Aldir Blanc
Prazo foi estendido até 4 de dezembro para promover a popularização das políticas públicas para artistas e agentes culturais do estado.
Certames beneficiam a produção de artistas amapaensesGoverno do Estado do Amapá prorrogou até 4 de dezembro o prazo de inscrição dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), após análise do cronograma de execução e diálogo com o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). Os editais fomentam a cultura proporcionando que os artistas acessem os recursos oriundos do Governo Federal.
A alteração da data é válida para todos os editais publicados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os prazos foram adequados para dar mais tempo aos artistas que buscam de adaptar aos trâmites dos certames, de acordo com o presidente do CEPC, Cirley Picanço.
O presidente do CEPC, Cirley Picanço, confirma a prorrogação dos prazos dos editaisA poeta Carla Nobre tem mais de 30 anos de carreira na cena literária nacional e já foi premiada em vários festivais de literatura do Brasil. De acordo com ela, é de alta relevância que o Governo do Estado ouça e dialogue com os artistas, a fim de ouvir as necessidades da categoria.
Carla Nobre (direita)“A prorrogação foi um acerto e somos profundamente gratos ao Governo do Amapá por se solidarizar junto a um processo em que todos estamos aprendendo. Adiar o prazo dos editais permite que aumente a qualidade dos projetos. Como fazedora de cultura, considero uma grande conquista ver a PNAB acontecendo aqui, não apenas por impulsionar o talento existente, mas sobretudo por oportunizar que a arte chegue a lugares isolados. É preciso descentralizar e garantir a acessibilidade do fazer artístico”, destacou Carla.
O escritor amapaense Tiago Quingosta afirma que o adiamento do prazo dos editais demonstra a democratização e o acesso de todos os profissionais e agentes culturais dos mais diversos segmentos do Amapá.
“Permitirá maior participação social, bem como a seleção de mais projetos que beneficiarão toda a sociedade amapaense. Em um momento de intensa programação cultural, com eventos como a Folia Literária Internacional de Macapá e o 29º Encontro dos Tambores, um prazo maior para apresentação de trabalhos indica a preocupação do Governo do Estado com a cultura amapaense”, frisou Quingosta.
Tiago Quingosta afirma que o adiamento do prazo dos editais demonstra a democratização do processo
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!