Rodovia é rota de acesso à ponte sobre o Rio Matapi, que será entregue dia 12 de dezembro
Trabalho se concentra na terraplenagem e asfaltamento de vários trechos da rodovia
Às vésperas da liberação do tráfego na Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, no Rio Matapi, o Governo do Amapá intensificou os trabalhos para viabilizar e melhorar o tráfego de veículos na Rodovia Duca Serra, principal rota de deslocamento para as rodovias AP-010 e AP-440 que também são bases no desenvolvimento do eixo metropolitano, que inclui os municípios de Macapá, Santana e Mazagão.
Após apresentar à sociedade as melhorias no projeto de duplicação e alargamento da rodovia, o governo aumentou as frentes de trabalho e mobilizou maior número de maquinários no local.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) já finalizou o alargamento de mais de três quilômetros da rodovia no trecho próximo a sede do 34º Bis até a entrada da ponte. Todo este trecho já recebeu a terraplanagem e asfaltamento.
O titular da Setrap, Jorge Amanajás, explicou que o trabalho se concentra na terraplenagem e asfaltamento dos trechos localizados na entrada do Goiabal, na entrada do bairro Marabaixo, desde a frente do prédio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) até quilometro 9. Outra frente de trabalho também já iniciou as intervenções no trecho da Lagoa dos Índios, onde será construída uma nova ponte.
"Vamos aproveitar o máximo desse fim de verão pra adiantarmos o que for possível. A pavimentação asfáltica está avançando e queremos chegar até próximo a AP-440", explicou.
O gestor destacou que o trabalho na rodovia não é isolado. A ponte sobre o Rio Matapi, a obra de pavimentação da Rodovia AP-010, da Rodovia da Integração e a futura duplicação da Rodovia AP-440 foram pensadas estrategicamente pela equipe do governador Waldez Góes para melhorar a qualidade de vida de cerca 160 mil pessoas que vivem nessa região.
"Fazer a integração deste eixo promove um fortalecimento e o considerável crescimento no desenvolvimento econômico do estado, nos seus variados setores. Todas as obras citadas são interligadas e têm papel importante nas ações de governo", frisou.
O autônomo Márcio Carvalho mora no bairro Marabaixo e trafega diariamente pela rodovia Duca Serra. Ele diz que as obras de alargamento já melhorou o deslocamento para outras regiões da capital.
"Nós que moramos na Zona Oeste de Macapá dependemos da Duca Serra. Precisava ser feito essa ação para acabar com os enormes congestionamentos que só atrasavam a nossa vida", disse.
A estudante Luana Oliveira mora no bairro Alvorada e também aprovou o trabalho que está sendo feito na rodovia.
"Tem mesmo que mexer aqui na Duca Serra porque as condições de antes atrapalhava muito a vida das pessoas, principalmente da gente que estuda. A gente espera que mais lá na frente não tenha mais engarrafamento por aqui", declarou.
Além do processo de alargamento e construção da Ponte da Lagoa dos Índios também haverá a construção de três rotatórias, uma na entrada do Goiabal, outra no bairro Cabralzinho e a terceira no cruzamento com a rodovia AP-440.
A maior modificação no trajeto do trânsito será na área da rotatória do Goiabal. Além da rotatória, haverá outras duas vias que darão acesso exclusivo para o bairro e também para o bairro Marabaixo.
No projeto de duplicação também está a construção de um elevado que permite a ligação com a Rodovia Norte-Sul, que terá as obras retomadas em 2017.
Grande parte dos trabalhos estão sendo executados via administração direta, exceto a construção do elevado e da nova ponte na lagoa que será licitada. O edital de licitação de ambos empreendimentos será lançado também no próximo ano.
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