Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Estado debate a inclusão de pessoas com deficiência na educação do Amapá

O evento contou com palestras e rodas de conversa em referência ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta terça-feira, 3.

Por Leo Nilo
03/12/2024 22h14

Foram reunidos profissionais da educação para palestras e rodas de conversaO Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado nesta terça-feira, 3, e em referência a data, o Governo do Amapá reuniu profissionais da educação para debater a inclusão e acessibilidade na rede estadual de ensino. O momento teve como tema ‘Construindo um Mundo Sem Barreiras’, e aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Macapá.

O seminário contou com palestras de especialistas e uma mesa redonda com perguntas abertas ao público, para oportunizar discussões e compartilhar experiências. Todo o evento contou com acessibilidade, incluindo intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a audiodescrição dos participantes.

Antônia Andrade, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed“A inclusão das diferenças é uma das prioridades do governador Clécio Luís desde o início. Em nossa gestão, já conseguimos efetuar avanços importantes, como por exemplo a matrícula prioritária para pessoas com deficiência, que vai continuar em 2025. Esperamos que, com esse tipo de encontro, poderemos mobilizar ainda mais a rede estadual em prol da pauta”, afirmou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Antônia Andrade.

O evento tem como objetivo promover um espaço de discussão e reflexão sobre a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Foram reunidos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), intérpretes, pedagogos e ONGs.

Cauê Soares, de 17 anos, se apresentou no eventoO estudante Cauê Soares, de 17 anos, abriu o evento tocando clássicos da música internacional no piano. O jovem, que está no Espectro Autista, conta que momentos como este contribuem para a garantia dos direitos na sociedade.

“Esse era um debate que as gerações passadas deveriam ter tido, mas que só agora estamos discutindo. Quando eu toco piano na frente de todo mundo, eu provo que nós, podemos estar em todos os lugares. E o principal lugar em que precisamos estar é a escola. Espero que esse seja o primeiro de muitos encontros”, finalizou o jovem músico.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!