Parceria com laboratório paulista garante atendimento a portadores de Hepatite C
Elastografia Hepática será um dos procedimentos incorporado ao SUS.
De acordo com a coordenadora do CRDT, Inês Ribeiro, 44 portadores da doença de todo o Estado foram convidados a fazer o exame de Elastografia Hepática Transitória. "O resultado é imediato e mostra o grau de comprometimento da saúde do fígado, permitindo o médico avaliar e monitorar a evolução de doenças independente de tratamento ou outros fatores", explicou.
Ainda de acordo com Inês, o Estado apesar de não realizar ainda o exame, conseguiu economizar com o aparelho, evitando custos com biópsias. "Conseguimos fazer uma economia de recursos que seriam aplicados nos exames de biópsia. A máquina é muito simples e o resultado sai rápido, sem contar que é menos invasiva", afirmou Ribeiro.
Em breve, o Elastografia Hepática será um dos procedimentos incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) poderá estudar a possibilidade de aquisição do equipamento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!