Amapá Cacau: Governo do Estado adquire mudas cacaueiras para jardins clonais em Porto Grande e Oiapoque
São cerca de 1,3 mil plantas que apresentam resistência às pragas e maior produtividade de amêndoas.

O Governo do Estado segue as atividades para o desenvolvimento da cadeia cacaueira, e para avançar nas ações foram adquiridas cerca de 1,3 mil mudas de cacau clone, no município de Concórdia, no Pará, que é referência na produção. Os trabalhos deste serviço estão ligados ao Programa "Amapá Cacau", coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A iniciativa para aquisição das plantas de cacau é para a montagem de dois jardins clonais que serão implantados nos municípios de Porto Grande e Oiapoque.

“Queremos abrir mais uma oportunidade para o produtor que está no Amapá e quer plantar e desenvolver o cacau no estado. Como existe uma grande demanda por mudas, nós definimos montar esses jardins clonais, primeiramente em Porto Grande e Oiapoque, para que possamos reduzir a dificuldade em conseguir mudas. Para isso, buscamos no Pará, que tem uma produção cacaueira reconhecida nacionalmente”, destacou o técnico da SDR, Fábio Santos.
Em outro ponto a aquisição das mudas clonais, na cidade de Concórdia (PA), é em função do viveiro ser certificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Trabalhamos há cerca de 10 anos com diversos tipos de mudas e entre as quais está o cacau e enviamos material para produtores dos estados do Maranhão e Espírito Santo, e agora para o Amapá. Temos certificação do Mapa e com muito esforço isso reforça a qualidade das nossas mudas de clone de cacau”, disse o empresário e produtor rural, Eliakim Júnior, responsável pelo viveiro clonal de Concórdia.
As mudas serão enviadas nesta sexta-feira, 28, através de balsa e chegam em Macapá, no sábado, 29, sendo enviadas para o município de Porto Grande, onde cerca de 900 mudas serão plantadas em jardim clonal, que o Governo do Amapá, está estruturando na comunidade Agrícola do Matapi.
As demais mudas serão enviadas para a cidade de Oiapoque, extremo Norte do Brasil, onde será montado outro jardim clonal, mas desta vez, em parceria com a empresa Chocolate Cacau Cassiporé. O objetivo com os jardins é dentro de 18 meses iniciar a produção de cacau e também reproduzir novas mudas clonais para reforçar o plantio no estado.

Treinamento
Em dezembro do ano passado, técnicos da SDR foram designados ao Centro Pesquisa do Cacau, ligado à Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira da Bahia (Ceplac/BA), na cidade de Itabuna, para receber habilitações, com aulas práticas e teóricas, além de uma série de capacitações tecnológicas com mudas clonais.

Amapá Cacau
O programa visa incentivar e inserir a cadeia cacaueira no estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda pela produção de derivados do cacau. O projeto concentra-se, inicialmente, na Região Centro-Oeste, envolvendo os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!