Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESCUTA PSICOLÓGICA

‘Pegou na minha mão e me acolheu', diz acompanhante de paciente sobre psicólogos do Hospital de Emergência de Macapá

Kelly Oliveira contou com o auxílio dos profissionais para ter suporte emocional ao vivenciar, por duas vezes, a internação de familiares na unidade de saúde.

Por Lorena Lima
05/04/2025 11h25
A acompanhante de paciente, Kelly Oliveira, foi acolhida pelo setor psicológico do Hospital de Emergência de Macapá

O Governo do Amapá dispõe de atendimento humanizado nas unidades hospitalares coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com o serviço de psicologia. No Hospital de Emergência (HE), em Macapá, foram 7.733 atendimentos nos primeiros três meses de 2025. A equipe é formada por 12 profissionais que atuam 24 horas.

O Setor de Psicologia do HE faz o acompanhamento da evolução dos pacientes internados por doenças diversas e aqueles que dão entrada já em sofrimento psíquico. Os familiares também são assistidos em casos de permanência prolongada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), situações de amputação ou registro de óbitos.

Os psicólogos acolhem diferentes casos diariamente no HE

Uma das pessoas acolhidas por esse trabalho do HE é a vendedora Kelly Oliveira, que revelou como ocorreu a primeira assistência recebida após a morte de um primo por complicações de cirrose, há seis meses.

“A psicóloga na época pegou na minha mão, me acolheu, e afirmou que estava aqui pra ajudar caso nós da família precisássemos, que estava de corpo e alma, eu gostei muito dessa parte. Foi na UTI 1. Ela acompanhou a esposa do meu primo o tempo todo. Então, quando ele foi a óbito, a psicóloga foi muito gentil com toda a família, não nos deixou, ficou muitas vezes conosco", lembrou Kelly.

Agora, a vendedora voltou ao HE, dessa vez, para fazer companhia à avó de 105 anos, que está internada. Ela conta com a escuta especializada de uma psicóloga, para ter acolhimento e suporte emocional dentro da unidade hospitalar.

Escuta psicológica profissionalizada atende pacientes dos setores fechados e abertos do hospital

A professora Lucimar Freitas está internada com uma pneumonia, que acabou encharcando o coração. Além do tratamento, ainda frente a fibromialgia e há mais de 20 dias não consegue andar. O problema de mobilidade exigiu um cuidado maior com a saúde mental da paciente. 

Lucimar Freitas, professora internada na enfermagem do HE

“Eu estou sendo bem atendida pelos profissionais, e com a atenção de psicólogos bem presente, é um atendimento satisfatório e me sinto bem. Já tive vários atendimentos com psicólogo. Isso faz com que a gente vá dividindo o nosso peso, as provações pelas quais precisamos passar, e assim vamos retomando a vida", ressaltou a professora.

Lucimar segue sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar e monitora toda a evolução por meio de fisioterapia e escuta psicológica. 

Atendimento psicológica de emergência

Os profissionais do setor atuam nos atendimentos de emergência envolvendo crises psiquiátricas, sofrimento emocional e junto da equipe multidisciplinar em casos que precisam da escuta especializada. Em casos de violência interpessoal e autoprovocada, ou crises de ansiedade, a equipe também está disponível para fornecer apoio no HE. O serviço funciona 24 horas.

Setor de psicologia realiza atendimento 24 horas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde