Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALFABETIZAÇÃO

Governo do Amapá reforça combate ao analfabetismo com formação de alfabetizadores e novo ciclo do programa Brasil Alfabetizado

Educadores que já participam do programa receberam capacitação nesta sexta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Comunicação. Interessados podem se inscrever até o dia 14 de abril.

Por Marcio Bezerra
12/04/2025 16h10
Com 34 mil analfabetos no Estado, Governo do Amapá realiza encontro para capacitação de educadores e prorroga inscrições para novas turmas até 14 de abril

Uma das principais metas do Governo do Amapá é fortalecer a educação, e entre os desafios prioritários está o combate ao analfabetismo. Com esse foco, foi realizada, nesta sexta-feira, 11, uma formação no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá, voltada aos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Durante o evento, foram entregues kits pedagógicos a 10 professores que já atuam nas salas do programa, debate para atuações, além do anúncio do novo edital para a seleção de mais educadores. As inscrições seguem abertas até o dia 14 de abril, exclusivamente pela internet.

A secretária de Educação, Sandra Casimiro, reforça a importância do projeto para combater o analfabetismo

“A alfabetização é uma das nossas principais metas e estamos reunidos hoje porque acreditamos que é possível transformar realidades por meio da educação. O Programa Brasil Alfabetizado representa um resgate de dignidade para milhares de amapaenses que, por diferentes motivos, não tiveram acesso à escola. O trabalho dos alfabetizadores é essencial para avançarmos nessa missão. Nossa meta é ousada, mas necessária: alcançar todas as comunidades onde ainda existe o analfabetismo”, afirmou a secretaria de Educação do Estado, Sandra Casimiro.

Retomado em 2024 após um período de interrupção, o Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Governo Federal voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação formal na idade certa. No Amapá, o programa está presente em nove turmas ativas e tem a meta de expandir para 51 novas em 2025.

Marilene Brasil, coordenadora local do programa, informou que a metodologia do PBA, é baseada na proposta freiriana (Paulo Freire) de educação, e explicou a dinâmica do trabalho dos alfabetizadores.

Marilene Brasil, coordenadora local do programa Brasil Alfabetizado

“Estamos no nosso encontro de formação continuada. O Brasil Alfabetizado trabalha com a concepção freiriana da educação, entendendo o contexto de cada aluno e atuando diretamente na comunidade. Temos alfabetizadores em locais como Santana, Macapá, Vitória do Jari e Serra do Navio — até mesmo em garagens de residências, onde há maior concentração de pessoas não alfabetizadas.”

Ela explicou que o programa oferece ensino não formal, ou seja, não exige estrutura escolar tradicional. O educador monta sua turma na própria comunidade, com base na realidade local.

“O alfabetizador é responsável por captar os alunos, desenvolver o plano pedagógico e ministrar as aulas. Recebem uma bolsa mensal de R$ 1.200 e participam de formações contínuas promovidas pela Seed”, completou Marilene.

A professora Diane Alves Araújo, que está ingressando como alfabetizadora, falou sobre sua expectativa para atuar com o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Diane Alves Araújo, professora recém-integrada ao Programa Brasil Alfabetizado.

“A formação foi pensada com muito carinho. O programa leva leitura e escrita a quem nunca teve acesso à escola. A troca de experiências com os alunos torna o processo muito mais rico e significativo. É minha primeira experiência com a EJA e estou muito empolgada”, relatou a professora.

Cronograma do Edital Brasil Alfabetizado no Amapá

O Governo do Amapá prorrogou o edital para a seleção de 51 novos alfabetizadores. As inscrições para adesão de novos educadores seguem até segunda-feira, 14 de abril de 2025. Confira o cronograma completo:

  • Período de inscrições: até 14 de abril;
  • Homologação das inscrições: 16 de abril;
  • Resultado provisório: 16 de abril;
  • Interposição de recurso (até às 18h): 17 de abril;
  • Resultado final: 22 de abril;
  • Convocação dos selecionados: 22 de abril.
Professores integrantes do programa receberam kits pedagógicos durante a formação

Sobre o Programa Brasil Alfabetizado

Criado em 2003, o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo garantir o acesso à alfabetização para jovens, adultos e idosos que estão fora da escola. A proposta oferece capacitação continuada aos educadores, acompanhamento pedagógico, materiais didáticos específicos, além de uma bolsa mensal de R$ 1.200 aos alfabetizadores

As adesões ao ciclo 2025 foram realizadas entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro, via Sistema Brasil Alfabetizado (SBA). Todos os 16 municípios do Amapá aderiram ao programa.

A luta contra o analfabetismo é uma responsabilidade coletiva. Com mais educadores engajados e políticas públicas efetivas, o Estado avança rumo a um futuro mais justo e letrado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação