Com articulação do Governo do Amapá, missão para emitir vistos franceses é realizada pela primeira vez em Oiapoque
Chegada do serviço ao município fronteiriço democratiza acesso à Guiana Francesa, além de garantir o fortalecimento de relações comerciais e do turismo.

Para descentralizar o atendimento e fortalecer laços com o território vizinho, a Embaixada da França no Brasil levou pela primeira vez ao município de Oiapoque a missão de coleta de biometria para emissão de vistos para entrar na Guiana Francesa. A missão, acompanhada pelo governador do Amapá, Clécio Luís, iniciou na segunda-feira, 19, e segue até esta terça-feira, 20.
"Trazer essa coleta de biometria para Oiapoque facilita muito mais. Isso mostra boa vontade dos governos de ambos os países, para a gente dar o passo seguinte: a abolição do visto. Por enquanto, isso aqui ajuda muito na cooperação, ajudando as pessoas que desejam visitar familiares na Guiana Francesa, fazer relações comerciais ou até quem quer 'turistar'. É um desejo de muitos amapaenses. A cooperação entre os povos já existe, de forma pacífica e produtiva, e agora estamos institucionalizando cada vez mais", destacou o governador Clécio Luís.

Com apoio do Governo do Estado, a ação atende no Fórum do município os cidadãos que realizaram agendamento prévio com a Embaixada. A iniciativa marca um passo importante no acesso da população brasileira da fronteira aos serviços consulares.
"É um momento único e nos dá dignidade, porque a gente consegue fazer aqui mesmo, sem precisar se deslocar até Brasília, ou a Macapá, que tem todo um custo financeiro. Sou psicóloga da rede estadual e também em uma ONG da Guiana Francesa, então, em alguns momentos é necessário que eu me desloque até lá. O visto nos dá muito mais segurança de estar indo e vindo entre a Guiana Francesa e o Amapá", comentou Rayane Ramos, uma das pessoas atendidas na missão.

Coleta itinerante
Até o ano passado, os interessados tinham que se deslocar até Brasília para a coleta da biometria. Um acordo firmado entre os governos do Brasil e da França, durante a 13ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça, em 2024, possibilitou a realização das missões em território amapaense para a coleta. Para realizar o serviço, a Embaixada conta com suporte logístico e institucional do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior.
Desde que foram iniciadas as missões no Amapá, em setembro de 2024, cinco edições foram realizadas, todas em Macapá, totalizando mais de 150 vistos emitidos. Levar o serviço à Oiapoque nesta sexta missão é resultado de articulação do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça e o consulado francês.
"O Governo do Amapá nos comunicou a demanda para vistos na área de fronteira, então estamos realizando esta missão com 20 vagas. Nosso objetivo é facilitar a cooperação transfronteiriça e, particularmente, a vida dos cidadãos do Amapá, por isso estamos vindo até aqui para realizar a coleta biométrica", afirmou o cônsul adjunto da Embaixada da França no Brasil, Thibaut Leroy.

Após o atendimento em Oiapoque, a missão acontece em Macapá nesta quarta-feira, 21, e na quinta-feira, 22.
A coleta biométrica é uma das etapas do processo para obtenção do visto francês, exigido para brasileiros entrarem na Guiana Francesa. O requerimento pode ser feito pela internet e, em seguida, é aguardada a coleta presencial da biometria, o pagamento de taxa de 60 euros e entrega do passaporte, que será enviado para Brasília.
As missões são realizadas, geralmente, em um intervalo de 45 dias. Com o visto emitido, o passaporte é devolvido via correio para o solicitante.
Documentação exigida e agendamento:
- Para ser atendido, é obrigatório realizar agendamento prévio por meio do link oficial da Embaixada
- Passaporte válido
- Documentos atualizados (originais e cópias)
- Foto 3x4
- Formulário preenchido
Caso não haja vagas disponíveis, o interessado pode solicitar na página para que a Embaixada avise quando abrirem novas vagas, cadastrando um e-mail no link.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!