Dia do Físico na Universidade do Estado do Amapá reúne ciência, interação e aprendizado
Evento contou com palestras, oficinas e experiências que aproximam a Física de estudantes e do público geral, destacando a importância e aplicação no cotidiano.

Dia 19 de maio marca o "Dia do Físico", e para comemorar a data, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) promoveu um evento com palestras, experiências científicas, oficinas e exposições abordando diferentes aspectos desse campo do conhecimento, no Campus Macapá.
A escolha da data é uma homenagem ao ano de 1905, em que o físico alemão Albert Einstein publicou a Teoria da Relatividade e outras teorias importantes para a disciplina. O evento foi aberto com uma palestra do professor de Ciências da Natureza da Ueap, Dr. Reginaldo Farias, que trouxe uma reflexão sobre diferentes cientistas que contribuíram com a evolução desse campo da ciência e que hoje em dia não recebem tanto reconhecimento.

Para o professor e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino da Física (GPEF), organizador da programação, Dr. Rosilvado Gama, a data e o evento são maneiras de trazer uma abordagem diferente a Física, tanto para estudantes já imersos, quanto para leigos no assunto.
“O evento e também todo nosso grupo de pesquisa busca debater, dialogar metodologias e recursos didáticos para o ensino de física, para não ficar somente naquele contexto de aula tradicional, entre o professor e o aluno”, declarou o educador.
Para Magdiel Miranda, estudante do curso de Ciências da Natureza, palestras como a do professor Reginaldo e também as outras atividades presentes no Dia do Físico, podem ajudar a apresentar caminhos para os estudantes da universidade.
“Um evento como este é importante para o aluno, pois dá um aparato para ele conhecer as linhas de pesquisa e vertentes para o estudante se aprofundar dentro da Física”, disse Magdiel.
Experiências
O evento também trouxe alguns experimentos para o público que circulava no hall de entrada da Ueap. As atividades foram apresentadas e pensadas pelos estudantes do curso e buscaram trazer na prática alguns conteúdos presentes na Física.
A acadêmica, Ana Beatriz Viana explicou o conceito de pressão da radiação, que é a capacidade da luz de empurrar algum objeto. O público pôde observar, na prática, a luz vinda de uma luminária rodar pequenas pás dentro de uma lâmpada. Outro fenômeno explicado pela estudante é a mudança de sentido provocada pelas cores das pás.

“A luz é composta por fótons e os fótons são pequenas partículas carregadas de energia. Então quando essa energia toca em algum objeto, ela é transferida para ele. Então é basicamente assim que acontece esse movimento da pressão da radiação, que ocorre de maneira diferente em superfícies brancas e pretas, já que cada uma absorve a luz de maneira diferente”, explicou a estudante.
No período da tarde, o evento contou com oficinas e um minicurso de robótica, ministrado pelo professor Emmanuel Tiago do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O Dia da Física encerrou com uma mesa redonda com os professores Dr. Leandro Souza (Unifap), Dr. Carlos Abreu (Ueap) e Dra. Nayara Alves (Ifap).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!