Governo do Amapá recebe 77 novos servidores transpostos pela União para reforçar administração estadual
A iniciativa reafirma o compromisso com a valorização e a melhoria dos serviços públicos. Desde o início da gestão, em 2023, 4,4 mil servidores foram beneficiados com a ação.

Dando continuidade ao compromisso com a valorização do funcionalismo público, o Governo do Amapá realizou, na última quarta-feira, a 17ª solenidade de entrega de portarias de lotação, integrando oficialmente 77 novos servidores transpostos pela União à administração estadual. A ação reforça o compromisso da atual gestão com a valorização do funcionalismo e a ampliação dos serviços prestados à população.
Com os novos lotados, o número de servidores recebidos pelo Estado, nos últimos dois anos e meio, chega a 1.620. A secretária de Estado de Assuntos da Transposição, Anne Marques, destacou que o processo de transposição não apenas fortalece a qualidade do serviço público, como também transforma vidas e concretiza sonhos antigos dos trabalhadores.

“Estamos garantindo direitos, trazendo segurança e dignidade para quem dedicou anos ao serviço público. Essa é uma política séria, que tem sido prioridade no governo Clécio Luís, com o apoio fundamental do senador Randolfe Rodrigues e do presidente Lula. É um esforço conjunto para garantir um serviço mais eficiente e humano para todos os cidadãos”, pontuou Anne.
O senador Randolfe Rodrigues ressaltou que a transposição tem impacto direto na vida das famílias amapaenses, tanto no aspecto financeiro quanto na estabilidade profissional. Segundo ele, muitas dessas pessoas não tinham renda fixa ou recebiam salários baixos, e agora conquistam um novo patamar de dignidade.

“Estamos falando de cidadãos que passaram a ter estabilidade, com salários que, em muitos casos, multiplicaram por quatro ou cinco vezes. Isso muda vidas. Com essas 77 portarias, atingimos a marca de 5 mil transposições nesta gestão, um número que mostra o quanto avançamos. Amanhã, mais 200 nomes serão integrados à União”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.
Um dos servidores beneficiados nesta etapa, Silvan de Moraes, de 57 anos, celebrou o momento como a realização de um sonho após anos de espera.
“Esperei muito por esse dia. Estou muito feliz e pronto para contribuir com trabalho e dedicação. Agora, designado para a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), quero retribuir ao Estado tudo o que conquistei, ajudando a construir um serviço público cada vez melhor”, afirmou, emocionado.

O mesmo sentimento tomou conta da professora Nazaré Leal, de 60 anos, que, após 34 anos dedicados à educação, recebeu a portaria com muita empolgação. Para ela, o documento representa mais do que um papel oficial: é o reconhecimento de toda uma vida de dedicação e compromisso com a comunidade.
“É uma emoção enorme receber minha portaria depois de tantos anos de trabalho. Sinto que meu esforço foi valorizado e que posso continuar contribuindo com a educação do nosso estado com ainda mais orgulho e responsabilidade”, disse Nazaré, também emocionada.

Após a cerimônia, realizada no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá, em Macapá, o presidente da Comissão Nacional da Transposição, João Cândido, conduziu uma plenária com os servidores para esclarecer dúvidas, apresentar informações atualizadas sobre os processos em andamento e ouvir demandas do público presente. Ele reforçou que o direito à transposição já está assegurado, e que o trabalho da Comissão é garantir que esse direito seja efetivado com responsabilidade e transparência.

“Embora eu me dedique intensamente, este direito pertence a vocês, pois já lhes foi garantido. Minhas ações visam apenas dar suporte a isso, para que alcancemos nossos objetivos. Os processos estão em andamento, e acompanhamos cada etapa com atenção”, afirmou.
Transposição
Desde 2016, mais de 7,7 mil servidores do Amapá foram transpostos para o quadro da União, sendo 4,4 mil somente a partir de 2023. Ao todo, 5.252 portarias já foram entregues durante a atual gestão, refletindo o empenho conjunto do Governo do Estado, da Secretaria de Assuntos da Transposição, da bancada federal e do Ministério da Gestão e da Inovação.
A entrega das portarias representa o reconhecimento da contribuição histórica de cada servidor e reforça o compromisso do Estado com a construção de um serviço público mais estruturado, qualificado e acessível a todos os amapaenses.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!