Jovem Senador: estudantes da rede estadual de ensino do Amapá participam de vivência legislativa no Senado Federal
Programação acontece entre 18 e 22 de agosto, em Brasília (DF), com estudantes de todo o Brasil.

A Semana de Vivência Legislativa do programa Jovem Senador, que acontece de 18 a 22 de agosto no Senado Federal, em Brasília (DF) conta com participação massiva do Amapá. Na oportunidade, jovens estudantes de todo o país, vencedores de seus respectivos estados, assumem o papel parlamentar e participam da proposição, discussão e criação de leis brasileiras.
O Amapá é o único estado a levar três estudantes para a etapa final. Além da vencedora da etapa estadual, Ellen Lahandria, de 17 anos, também participam o segundo e o terceiro colocado, os estudantes Gabriel Sá e Endy Silva, que viajam com o apoio do senador Randolfe Rodrigues.

O programa tem como objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio de escolas públicas do país o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo Federal, visando incentivá-los no interesse político e na participação cidadã. Além disso, a iniciativa também promove o protagonismo estudantil e enriquece a trajetória dos participantes.
Ao tomar posse como jovem senadora no Salão Negro do Senado Federal, Ellen Lahandria, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Munguba do Jari, no município de Vitória do Jari, diz se sentir honrada por estar representando o estado durante uma semana.

“É gratificante, importante e único estar participando de algo tão importante não só para nós jovens de todo o Brasil, representando todo um conjunto de pessoas. Trabalhando juntos, nós podemos alcançar coisas maravilhosas. Estamos aqui não só para trazer as coisas boas dos nossos estados, mas também as dificuldades”, disse Ellen.
Para o aluno Gabriel Sá, da Escola Estadual General Azevedo Costa, de Macapá, que ficou em segundo lugar na etapa estadual, vivenciar a última etapa do programa já está sendo marcante em sua vida.

“Gostaria de agradecer pela oportunidade de estar presenciando esse momento tão incrível com a minha orientadora. Está sendo bem legal, incrível e indescritível”, afirma Gabriel.
Na edição de 2025, o Jovem Senador tem como tema “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”.
No Amapá, o programa contou com a participação de 3.222 estudantes de 146 escola dos 16 municípios, que submeteram redações sobre o assunto proposto para avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Senado Federal.
Jovem Senador
O programa Jovem Senador é uma realização do Senado Federal, com apoio dos governos estaduais, que acontece anualmente com o objetivo de aproximar jovens do processo legislativo e da política. Por meio da iniciativa, são selecionados 27 estudantes de todo o Brasil para ter a oportunidade de vivenciar a atuação do Poder Legislativo nacional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!