Secretarias de Saúde e Segurança Pública realizam ação de prevenção à saúde no Iapen
Quase 300 atendimentos foram realizados durante a ação.
Durante uma semana, profissionais de saúde vão atender os presos no Iapen
O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) iniciou na manhã desta sexta-feira, 17, uma ação de saúde em conjunto com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa), Municipal de Saúde de Macapá e Santana (Semsa), além da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A ação é emergencial e irá beneficiar primeiramente reeducandos da penitenciária masculina (cadeião), que no último mês apresentou um índice elevado de doenças infectocontagiosas, principalmente tuberculose. O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) também está na ação preventiva e de combate às doenças.
O Dia "D" de saúde prisional está levando testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, tuberculose e hanseníase; aplicação de vacinas contra hepatite, antitetânica e febre amarela; além de consultas médicas, palestras educativas e distribuição de folders de orientação.
O ambiente carcerário é propício para a disseminação dessas doenças. O objetivo da ação é reverter os quadros já existentes dessas patologias e prevenir casos futuros, além de levar informação aos detentos para evitar a contaminação, por exemplo, da sua companheira.
“O objetivo é atender ao maior número de internos ao longo da semana, nesse primeiro dia devemos chegar a 250 atendimentos”, afirmou o coordenador de Tratamento Penal, José Nunes. A ação será realizada até a próxima sexta-feira e atenderá também a penitenciária feminina.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!