Governador trata com lideranças comunitárias sobre demandas do distrito do Maruanum
Em reunião na segunda-feira, 17, os moradores expuseram demandas ligadas à infraestrutura, abastecimento de água, energia elétrica, segurança e outras.
Governador ouviu as demandas da comunidade e encaminhou soluções para os problemas apresentados durante a reunião
O diálogo entre governo e população continua. Nesta segunda-feira, 17, o governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu junto a membros de sua equipe de governo, em seu gabinete, lideranças comunitárias do Maruanum, distrito da capital do Estado. Na pauta do encontro estiveram vários assuntos apontados pelos moradores como urgentes, que foram ouvidos atentamente e receberam os devidos encaminhamentos.
Os moradores solicitaram a revitalização das redes de água e energia da região; o calçamento com bloquetes da vila do distrito; a revitalização da Escola Estadual Prof. Raimundo Pereira da Silva, na sede da localidade; reforço na segurança e ainda manifestaram interesse em participar do Programa de Produção Integrada de Alimentos, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).
Sobre a distribuição de energia, que segundo os moradores tem causado transtornos, o diretor de Planejamento e Expansão da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Rodolfo Torres, informou que as correções necessárias serão feitas. “Já estamos fazendo a poda de árvores que atrapalham o funcionamento e a manutenção da rede. Com isso, vamos eliminar 80% do problema”, frisou.
Os representantes da comunidade também levantaram a necessidade de ampliação da rede de abastecimento de água. Segundo a Associação de Moradores, o distrito contempla 16 comunidades e cerca de mil famílias, que não são atendidas a contento pela atual rede.
O diretor-presidente da Caesa, Validinei Amanajás, determinou que uma equipe técnica se desloque na quinta-feira, 20, até a região para realizar um levantamento desta e de outras demandas apontadas, como a manutenção na caixa d’água que atende a região do Carmo do Maruanum.
Segurança
Os líderes comunitários reivindicaram aumento no efetivo de policiais militares que atuam na região, além de uma nova viatura para as rondas.
No âmbito da infraestrutura, os moradores solicitaram a revitalização da rede elétrica da Escola Estadual Prof. Raimundo Pereira da Silva, a construção da residência dos professores que atuam na referida escola; a aplicação de bloquetes nas ruas da vila do distrito e outras demandas.
Mediante esta gama de solicitações, os secretários de Estado da Justiça e Segurança Pública, e de Infraestrutura, Ericláudio Alencar e João Henrique Pimentel, se deslocarão no próximo dia 19 de agosto para a região, onde farão um diálogo direto com a comunidade, conhecerão a realidade de perto e já levarão respostas a algumas demandas que podem ser solucionadas a curto prazo.
O chefe do Executivo garantiu que a nova viatura da Polícia Militar para atender o distrito será entregue nos próximos dias. Informou ainda que com o concurso público da Polícia Militar, o efetivo atual em todo o Estado será reforçado.
PPI
Durante diálogo, os moradores ainda manifestaram interesse em participar do Programa de Produção Integrada de Alimentos, que tem como público-alvo associações e cooperativas de agricultores familiares, possibilitando-lhes por meio de Termo de Fomento ou Termo de colaboração, executar os serviços de preparo de área mecanizada e a aquisição de insumos agrícolas de fundação, cobertura e instalação de unidades técnicas, e outras.
O programa visa promover o fortalecimento da agricultura familiar do Estado e o desenvolvimento rural, através da introdução de tecnologias pautadas na sustentabilidade social, econômica e ambiental.
No mês de maio foi aberto o Edital de Chamamento Público (que estende-se até outubro) para o PPI safra 2016/2017, com recursos na ordem de R$ 4 milhões previstos no Fundo de Desenvolvimento Rural.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas, esteve presente na reunião e esclareceu aos presentes como proceder para participar, além de colocar-se à disposição para auxiliá-los.
O governador Waldez Góes destacou que “o Maruanum é uma região produtora muito forte com hortifrutigranjeiros, farinha e outros”, pontuando que também se enquadra nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Ainda segundo o chefe de Estado, a troca de informações, a visita in loco, e o diálogo constante garantem que a gestão atue de forma correta em benefício da sociedade.
“Foi uma reunião altamente produtiva. Nós discutimos também o início da pavimentação da BR-156, trecho Sul. Existe a possibilidade de o ramal de acesso ao Maruanum ser trabalhado dentro desse projeto. Informei a eles que a gente vem dialogando com a empresa responsável pelos serviços e que, desde que esteja de acordo com a legislação, faremos a pavimentação”, informou o governador.
Satisfeito com os resultados do encontro, o presidente da associação de moradores do Carmo do Maruanum, Adésio Lemos, salientou: “é importantíssimo termos um governo que senta para dialogar com a comunidade. A gente coloca os problemas e o gestor já diz se dá ou não para resolver. É uma conversa franca e isso, para nós, é de suma importância, pois demonstra que o interior do Estado também está sendo olhado com atenção”.
Ainda estiveram presentes o procurador-geral do Estado, Narson Galeno; o secretário adjunto de Transportes do Estado, Benedito Sousa; e Antonieta Ferreira, representando a Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!