Corpo de Bombeiros atua para amenizar danos causados por ventania em Santana
Cortes e retiradas de árvores de ruas, calçadas e de cima de residências estão sendo realizados desde a noite de ontem, 30.
Trabalhos estão sendo feitos em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Desde a noite desta quarta-feira, 30, o Corpo de Bombeiros do Amapá, através do 5º Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM), atua em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), no sentido de amenizar os danos causados pela ventania em Santana. Segundo o 5º GBM, oito árvores caíram no município, afetando casas e obstruindo o passeio público.
Uma estrutura em concreto desabou e atingiu dois carros estacionados nas proximidades. Um dos veículos pegou fogo. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e nenhuma pessoa ficou ferida, os danos foram somente materiais.
Segundo o subcomandante do 5º GBM, capitão Manoel Nunes, os trabalhos de corte e retirada serão feitos em todas as árvores afetadas. Os militares também monitoram outras árvores que oferecem perigo à população. “Além do trabalho nos bairros afetados, seguimos vistoriando outros bairros, para identificar outras possíveis árvores ou instalações afetadas e que possam gerar mais danos”, pontuou.
Cuidados
O subcomandante orienta a população a tomar alguns cuidados para precaver acidentes em decorrência de fenômenos naturais como este.
Em dias de muita chuva, os moradores devem abrigar-se em locais seguros, longe de torres com instalações elétricas e estruturas ou árvores que aparentemente ameacem desabar.
“Caso perceba que em seu quintal ou nas redondezas exista uma árvore que apresente algum tipo de patologia, que esteja seca, sem folhas e frutos, o mesmo deve nos acionar imediatamente pelo 193 e solicitar uma inspeção o mais rápido possível, para avaliarmos a necessidade de retirada ou não da planta”, concluiu o capitão Nunes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!