Moradores do Maruanum e gestores estaduais alinham soluções para demandas coletivas
Demandas em segurança e infraestrutura foram encaminhadas diretamente com os secretários responsáveis pelas pastas
Os assuntos foram deliberados na quadra da escola do distrito, com a presença dos secretários da Sejusp e da Seinf, além de representantes de entidades religiosas, associações de agricultores, e outras organizações civis
No último sábado, 7, a população do Distrito de Maruanum teve a oportunidade de apontar suas demandas e preocupações nas áreas da segurança e infraestrutura, por meio de uma audiência pública. A localidade tem cerca de três mil moradores, divididos em 16 comunidades, distante 80 KM da capital, Macapá.
Os assuntos foram deliberados na quadra da escola do distrito, com a presença dos secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ericlaudio Alencar, e de Infraestrutura (Seinf), João Henrique Pimentel, além de representantes de entidades religiosas, associações de agricultores, e outras organizações civis.
Entre as principais demandas levantadas estão a necessidade de aumentar o efetivo da Polícia Militar na região e a conclusão da construção da sua base, a aquisição de uma viatura de grande porte para o policiamento ostensivo, a permanência de uma equipe da Polícia Civil para casos de investigações no distrito, policiamento fluvial para atender os ribeirinhos, entre outras reivindicações.
"Apesar de o Maruanum não ser uma localidade com alto índice de violência, temos sido vítimas de furtos e roubos nos últimos meses e acreditamos que nossas reivindicações, se atendidas, irão combater esses delitos", afirmou Adezio Lemos, presidente da Associação Quilombola do Carmo do Maruanum.
“Nós temos políticas públicas voltadas para a área da segurança em todo o Estado do Amapá, por isso estamos reunindo com a população, recebendo informações sobre as deficiências que atingem cada local. Ouvimos, recebemos e apresentamos propostas", disse Ericludio Alencar, secretário da Sejusp.
Durante a conversa com os moradores, o secretário anunciou a solução imediata de alguns dos problemas da localidade, como a aquisição de mais uma viatura para a Polícia Militar, uma equipe da Polícia Civil para investigar casos de natureza específica, a retomada da obra da base da Polícia. Sobre as outras dificuldades enfrentadas pelos moradores, Ericlaudio garantiu que algumas situações ainda devem ser solucionadas em curto prazo.
Infraestrutura
O Maruanum é um distrito bastante visitado por pessoas de outros municípios e até mesmo Estado. Possui um balneário muito apreciado pelos banhistas em fins de semana e férias, entretanto, apresenta deterioração na maioria dos quiosques, porém o que preocupa é a erosão, que vem causando estragos no local.
O secretario de Infraestrutura, João Henrique Pimentel, esteve no balneário, detectou o problema e disse que uma equipe da Seinf fará o estudo da área para começar a construção de um muro de arrimo para evitar que a erosão seja expandida a todo o lugar.
O asfaltamento das principais vias do distrito também está incluso nos projetos a serem executados a curto prazo. Será feito o georreferenciamento do lugar para então iniciar as obras de pavimentação asfáltica.
"Estreitar laços com a população é nosso principal objetivo. Queremos essa proximidade para levar a solução dos problemas o mais rápido possível. Sabemos da necessidade de cada município e distrito, e solucionar as situações consideradas emergenciais é a nossa pressa", encerrou João Henrique.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!