Governo oferta serviços e atendimentos na Ação Global deste sábado
Doze órgãos do Estado participarão do evento no Amapá, que acontece simultaneamente, em outros 25 estados brasileiros e ao Distrito Federal, das 8 às 17 horas.
Doze órgãos do Estado participarão do evento no Amapá, que acontece simultaneamente, em outros 25 estados brasileiros e ao Distrito Federal, das 8 às 17 horas.
Um dos serviços mais procurado pelo público, a emissão de documentos, será realizada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) Super Fácil. A população terá a oportunidade de emitir a carteira de identidade, carteira de trabalho e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, através do Serviço Nacional de Empregos (Sine) de Macapá e Santana, vai capitar e ofertar vagas de emprego.
O stand do Procon oferecerá atendimento prévio para consumidores que queiram fazer denúncias. Também realizará a distribuição de informativos de orientação dos direitos e deveres do consumidor e fornecedor.
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) vai orientar os interessados, sobre os serviços relacionados ao uso e manuseio correto da água potável. Também haverá distribuição de kits contendo frascos de hipoclorito de sódio, utilizado no tratamento manual da água e informações em folders educativos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Amapá distribuirá kits educativos com adesivos e panfletos sobre o Maio Amarelo. O movimento chama atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A promoção da saúde e qualidade de vida também terão destaque nos serviços oferecidos pelo Governo do Amapá. O Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) realizará exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), voltados à saúde do homem.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação de saúde. Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizará uma unidade Atendimento Odontológico (UAOD), com aplicação de flúor.
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) participará da Ação Global com a Oficina Farmácia – Viva. Trata-se de uma exposição de espécies medicinais amazônicas trabalhadas pelo instituto, na produção de fitoterápicos. O objetivo é valorizar o conhecimento tradicional no uso das plantas e ensinar a população como usar de forma adequada suas propriedades medicinais.
Recreação e atividades físicas também não vão faltar neste sábado. A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) oferecerá atividades para crianças como cabo de guerra, dama, dominó, pula corda, concurso de bambolê e ‘travinha’. Já a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), realizará o projeto Zumba Jovem, com apresentação e aulas de zumba.
O Museu Sacaca apresentará o planetário móvel com o tema “Crônica de uma Viagem”, voltada para o público em geral.
Os órgãos ligados à segurança do Estado também estarão presentes na 23º edição do evento. O 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Amapá participará da ação com apresentação de diversos materiais e equipamentos usados no cotidiano do bombeiro militar. Também promoverá palestras de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.
A Polícia Militar participará do evento, com o stand do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), explicando ao público o funcionamento do projeto.
Além disso, vão levar para ação 36 adolescentes com o Projeto Cidadão Mirim de Santana e 32 idosos do Projeto Vida Feliz da PM, para receberem os atendimentos ofertados no local.
A Polícia Militar ainda realizará o controle de trânsito e segurança dos participantes. Para isso, contará com duas equipes: uma pela manhã e outra à tarde, incluindo viaturas exclusivas.
O secretário adjunto de gabinete da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Marques, destaca que há muitos anos Governo do Amapá é um grande parceiro do Ação Global.
Segundo Marques, um dos destaques da ação, é que ela aproxima o serviço público do cidadão. “Normalmente, para ter acesso a alguns serviços, o cidadão precisa se deslocar até os órgãos públicos. Com essa grande mobilização, o GEA tem a oportunidade de levar esses atendimentos mais próximo da população, reunindo em único dia, uma diversidade de serviços e lazer para toda a família”, destacou.
Durante toda a Ação Global deste sábado, são esperadas mais de 22 mil pessoas e 45 mil atendimentos, incluindo as ações ofertadas pelo GEA. No Estado, as atividades são coordenadas pelo Sesi e pela Rede Amazônica no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!