Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programa Mais Visão retoma atendimento de triagem nos municípios

Em Pedra Branca do Amapari a equipe realizou 300 consultas. A descentralização do serviço garante prévia identificação de alguma doença ocular.

Por Da Redação
07/03/2021 12h54

300 ayendimentos foram realizados em Pedra Branca

De vidas se faz o Programa Mais Visão. Um projeto que já transformou e recuperou a vista de mais de 12 mil amapaenses. No sábado, 6, o Governo retomou o trabalho de triagem nos municípios. Desta vez, Pedra Branca do Amaparí, foi a região contemplada para a realização dos atendimentos.

No local 300 consultas foram realizadas. A descentralização do serviço garante uma prévia avalição, onde os pacientes são submetidos a consulta com o oftalmologista para a identificação de alguma doença ocular.

Se constado algum tipo de doença, o paciente passa por exames pré-operatórios e se estiver apto para fazer o procedimento, ele é referenciado para a estrutura dos Capuchinhos, que é onde estão sendo realizadas as cirurgias.

O trabalho de triagem é realizado por uma equipe multiprofissional do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que envolve médicos, enfermeiros, assistente social e um grupo operacional.

De acordo com a diretora do Hcal, Rosiane Pereira, o trabalho de triagem tem o propósito de chegar em regiões onde os pacientes têm dificuldades de acesso, além de garantir e levar a ampliação do serviço.

“Estamos com um cronograma pronto para levar essa triagem em todos municípios do estado. Durante os atendimentos conseguimos identificar vários tipos de doenças, e também, pacientes que nunca tiveram a oportunidade de uma consulta com o especialista”, comentou Rosiane.

O programa é realizado pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e os recursos para a nova fase são oriundos do Tesouro Estadual e de emendas do Senador Davi Alcolumbre.

Além da continuidade das cirurgias de catarata e pterígio, o Mais Visão também irá atender casos de catarata congênita, correção cirúrgica do estrabismo e de entrópio e ectrópio, explante, implantes secundários e reposicionamento de lente intraocular, tratamento cirúrgico de truquíase, ptose, blefarocalase e simblefaroplastia, sutura de pálpebra, cirurgia de iridectomia, vitrectomia anterior e posterior, facoemusificação com implante de lente intraocular dobrável, retinopexia com introflexão escleral, vitrectomia posterior com infusão de perfluocarbono e endolaser e de óleo de silicone e tratamento medicamentoso da doença da retina.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!