Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá lança serviço de telemedicina para alcançar usuários com dificuldade de mobilidade

É o projeto CRDT Online, do Centro de Referência em Doenças Tropicais, que oferecerá consultas via plataformas digitais para que os pacientes continuem o tratamento em casa

Por Redação
18/04/2021 14h00

O projeto estava em fase de teste desde o início do mês de abril e entrará em pleno funcionamento a partir da segunda-feira, 19

Pensando nos pacientes que possuem dificuldade no deslocamento de suas residências e para adequar o atendimento as medidas de prevenção contra a covid-19, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) lançou um novo serviço para facilitar o acesso dos usuários aos serviços ofertados sem sair de casa. É o projeto CRDT Online, onde serão realizadas teleconsultas direcionadas, principalmente, para os pacientes em fase de retorno. O projeto estava em fase de teste desde o início do mês de abril e entrará em pleno funcionamento a partir da segunda-feira, 19.

Por contar com usuários em condição especial de saúde, como é o caso dos imunodeprimidos, pessoas com deficiência imunológica, doenças infectocontagiosas e doença autoimunes, as teleconsultas vêm facilitar um atendimento completo, composto por consultas de aproximadamente 40 minutos, receitas assinadas eletronicamente e enviadas por email ou aplicativos de mensagens, além de envio de medicações, caso necessário.

Na fase piloto do CRDT Online, 5 pacientes foram atendidos, sendo 3 de Laranjal do Jarí, 1 de Afuá e 1 de Oiapoque. Esses pacientes passaram pela modalidade de consulta online, com dermatologistas e um enfermeiro auxiliar para orientar as imagens solicitadas pelo médico.

Segundo Lilian Vergara, Gerente Técnica do CRDT e uma das idealizadoras do projeto, as teleconsultas não deixam a desejar se comparadas as consultadas presenciais.

"A consulta dermatológica é diferenciada. É muito física, existe um contato direto. Por conta disso, para as consultas do CRDT Online, o serviço social local de cada município designará um enfermeiro para acompanhar o paciente presencialmente. Quando o médico pedir para aproximar a câmera, o enfermeiro analisará a lesão e a descreverá de forma técnica, facilitando todo o processo", explicou Lilian.

Nas teleconsultas, caso seja constatado pelo médio a necessidade de atendimento presencial, o profissional responsável encaminhará o paciente para o CRDT. As medicações para suprir os protocolos medicamentosos de quem já está em acompanhamento estão sendo enviadas através da coleta semanal feita por cada município.

Para ter acesso as consultas, o usuário dos serviços do  CRDT possuir em sua casa um dispositivo de comunicação funcional com acesso a internet que possibilite ligação de vídeo e interação por aplicativos de mensagem instantânea. Em caso de deficiência auditiva ou visual, possuir acompanhantes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!