Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sete especialidades clínicas passarão a ser ofertadas através de teleatendimento na rede estadual de saúde

Parceria com Hospital Albert Einstein irá ofertar consultas online e qualificadas para 5 municípios do Amapá.

Por Redação
19/04/2021 18h21

A cerimônia aconteceu no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, em Macapá.

O Governo do Estado, através da secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assinou nesta segunda-feira, 19, um termo de cooperação técnica com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (HIAE) para a implantação do projeto “Assistência Médica Especializada e telemonitoramento na Região Norte do Brasil, por meio da telemedicina”, que irá ofertar consultas online e qualificadas para 5 municípios do Amapá.

A cerimônia aconteceu no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AP), com a presença do secretário de Saúde, Juan Mendes, representantes das secretarias municipais e do Ministério da Saúde.

Além de garantir a melhoria no acesso às consultas especializadas, a parceria ainda irá contribuir para a diminuição das filas e do tempo de espera dos pacientes para agendamento e consulta, além disso, os pacientes poderão ser atendidos no próprio município com atendimento qualificado e de excelência, sem precisar se deslocar para o ambulatório de especialidades do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, maior referência em atendimento ambulatorial no estado.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que a articulação para trazer o programa para a rede pública de saúde do Amapá partiu da necessidade de levar atendimento qualificado para os municípios mais distantes da capital.

“Ainda garantimos junto ao Albert Einstein a doação de equipamentos como notebook, webcam e alto falante, necessários para os atendimentos remotos e para garantir o contato com o médico especialista que estará em São Paulo”, disse.

Nesta primeira fase foram incluídos no projeto os municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque, eles serão referência para atender outras cidades que ficam em regiões próximas. Existem ainda tratativas junto ao Hospital Albert Einstein para ampliação para mais municípios.

Através do programa serão ofertadas as especialidades de endocrinologia, neurologia, pediatria, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

Para ofertar os atendimentos remotos, os médicos passarão por um treinamento presencial junto aos especialistas do Hospital Albert Einstein, que virão até o Amapá ainda neste mês. A previsão é que os atendimentos sejam iniciados já no mês de maio.

Os municípios serão responsáveis por disponibilizar um local para o agendamento e atendimento, onde serão instalados os equipamentos necessários para o teleatendimento, e pela seleção das equipes que farão parte do projeto, além disso, alimentarão o sistema disponibilizado pelo HIAE para o agendamento das consultas.

Os teleatendimentos seguirão os mesmos padrões das consultas presenciais, em que estará presente um médico do programa Saúde da Família dando suporte ao médico especialista do Hospital Albert Einstein, que estará em São Paulo.

Confira os locais disponibilizados pelas Prefeituras:

Macapá

Policlínica Dr. Papaléo Paes, Rua Adilson José Pinto Pereira, nº 100, bairro Renascer.

Santana

Policlínica Dr Alberto Lima, Rua Cláudio Lúcio Monteiro, bairro Daniel.

Porto Grande

Unidade Básica de Saúde Nova Esperança, Rua Soldado Claudinei Pereira dos Santos, bairro Nova Esperança.

Laranjal do Jari

Unidade Básica de Saúde Vanea Silva, Rua da Usina, bairro Centro.

Oiapoque

Unidade Básica de Saúde Planalto, Rua Ulisses Guimarães, bairro Planalto.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!