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Governo do Amapá consulta moradores do Marabaixo sobre implementação do Programa Cívico-Militar na escola Nilton Balieiro

A comunidade votará para ratificar se está de acordo ou não com a implementação do programa na Escola Nilton Balieiro.

Por João Marcos Chaves
12/08/2021 09h02

Se a comunidade concordar, a escola será a segunda a implantar o modelo de gestão Cívico-militar no Amapá

O Governo do estado vai consultar, por meio de votação, a comunidade escolar e adjacente à Escola Estadual Nilton Balieiro sobre a implementação do Programa Cívico-Militar (Pecim) na unidade de ensino.

A consulta vai acontecer na sexta-feira, 13, das 8h às 17h, na própria escola, sendo destinada para a comunidade em geral, especialmente pais e responsáveis, professores, alunos, equipe gestora e equipe pedagógica.

Todo o processo será feito seguindo os critérios de segurança sanitária, atentando-se para o uso de máscaras, álcool gel e da caneta própria para assinar a cédula de voto.

A equipe estratégica do projeto é composta por técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seed), representantes da escola e da comunidade. Atualmente, a escola Nilton Balieiro oferece ensino para estudantes do ensino fundamental II e médio.

Programa Cívico-Militar

O Programa de escolas Cívico-militares é uma estratégia do Governo Federal, que busca o compartilhamento de gestão escolar civil com órgãos militares do estado e/ou forças armadas. Mas a comunidade escolar e do entorno precisa aprovar esta modalidade. E essa opção é feita através de votação.

O Governo do Amapá adotou um modelo semelhante, o Programa de Gestão Compartilhada, que já foi implementado em quatro estabelecimentos de ensino da rede estadual: escolas Afonso Arinos, Igarapé da Fortaleza e Antônio Messias, que têm a direção da Polícia Militar, e Risalva Freitas do Amaral, que tem a gestão dividida com o Corpo de Bombeiros Militar.

Se a mudança for aprovada pela comunidade do Marabaixo, a escola Nilton Balieiro será o segundo estabelecimento de ensino com o Programa Cívico-Militar no Amapá. O primeiro é a escola Mineko Hayashida (Laranjal do Jari), que é administrada em parceria com a PM, cuja implantação do Pacim foi promovida pelo governo estadual.

Estratégia

A equipe organizou um plano estratégico de divulgação, acolhimento e pleito com a comunidade, que conta com reuniões com gestores pedagógicos, divulgação nos veículos de comunicação locais e realização de ouvidoria da população.

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