Profissionais são treinados para agir em possíveis casos de sarampo e rubéola
O treinamento foi ministrado por um representante do Ministério da Saúde.
Controle de possíveis surtos de sarampo e rubéola foi o foco do curso de capacitação que os profissionais de saúde dos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana e Macapá, receberam nesta terça-feira, 21, no auditório da Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS). O treinamento foi ministrado por um representante do Ministério da Saúde (MS).
A programação faz parte de uma sequência de capacitações em investigação de surto de doenças de transmissão respiratória ou que podem ser prevenidas com vacinação.
No Brasil desde de 2012, o sarampo é considerado uma doença controlada com grande possibilidade de receber, ainda esse ano, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o certificado de livre da doença. No ano de 2012 foram registrados no país inteiro 2 casos.
“O intuito do SUS é capacitar estes profissionais a ficarem alertas em relação as manifestações clínicas das doenças, as medidas de prevenção e o controle que deve ser adotado diante de um possível surto”, explicou o Fabiano Rosado, do Ministério da Saúde.
Nas situações de surto, Fabiano esclarece que as medidas a serem tomadas devem ser de notificação imediata. “Doenças em fase de eliminação, como o sarampo ou a rubéola, qualquer caso já é considerado surto. Em outras doenças, sempre precisamos observar como ela se comportou no ano anterior para que possamos analisar se é caso de surto ou não”, argumentou.
A capacitação tem carga horária de 40 horas, e acontece até a próxima sexta-feira, 24.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!